A Copa do Mundo acabou, mas os memes serão eternos
No campeonato de gifs, vídeos e memes, os brasileiros certamente ganharam o primeiro lugar
A Copa do Mundo Rússia 2018 acabou. Para os amantes do futebol, foram 30 dias de sofrimento, esperança e emoção. E mesmo que a seleção brasileira não tenha chegado tão longe, isso não diminuiu o potencial criador da torcida. Sem alarde, censura e investimentos exuberantes, um campeonato paralelo movimentou apaixonados e até mesmo aqueles que torcem o nariz para a bola: o Mundial informal de memes. Em todos os países, criativos (profissionais ou amadores) da internet investiram seu tempo criando peças ontológicas que vão durar tanto quanto a nossa lembrança permitir e quem sabe ganhar um espaço no projeto #Museudememes, da Universidade Federal Fluminense. O EL PAÍS resolveu colaborar com esse importante acervo histórico. Elencamos as dez maiores peças dessa arte contemporânea que merecem levar a taça na Copa dos memes.
10. O torcedor russo que virou meme
Sinistro, Feiticeiro e até Psicopata da Copa. O russo Yuri Torsky foi chamado de nomes pouco elogiosos pelos brasileiros que se apaixonaram por sua figura (realmente um tanto sinistra) na Copa. E não perdeu o rebolado. Ele abraçou a torcida como sua e foi homenageado à altura.
9. Super Mario Wolrd invadindo a Copa
O jogador francês Kylian Mbappé surpreendeu a todos com sua força e agilidade. E quando todo esse talento foi usado contra a Argentina, é claro que daria meme.
A la Super Mario Bross Mbappé hizo trizas a los argentinos nadie lo pudo parar.
— Josimar Nuñez Alcalá (@JosiNunezAlcala) June 30, 2018
Francia ⚽🏆 pic.twitter.com/DkclDLA7JE
8. O pequeno torcedor argentino mais querido do Brasil
O vídeo não é de agora, mas o torcedor não quis saber e abraçou o menino argentino que torce para o Brasil com todo o coração. ˜Brasileiros são buenísimos", diz o menino para a mãe desesperada. O que fazer, se a gente concorda com ele.
7. Os sobrenomes mais incríveis do mundo
Quem assistiu aos jogos da Croácia certamente deve ter se maravilhado com a descoberta dos sobrenomes croatas terminados em "ić", que tem som de "iti", presentes em 65% dos nomes dos jogadores. A equipe de Modrić, Rakitić, Rebić, Perisić e Subasić vai ficar para sempre na memória dos brasileiros, que já criaram até o álbum brasileiro da Croácia.
6. Melhor que ganhar um jogo, é ver a Alemanha perder
O grande rival do Brasil no futebol é e sempre será a Argentina. Mas os brasileiros não conseguiram conter a alegria ao ver a Alemanha eliminada pela (já eliminada) Coreia do Sul nas quartas de final. Valeu até comemoração com o embaixador do país.
Embaixador da coreia do sul no brasil celebra a vitória frente à alemanha com mexicanos e regado de tequilla. 🍾🈯️🈶️🈷️🇰🇷🇲🇽 pic.twitter.com/uDp8HZOb29
— Marcus imperator (@cece10b6f6df4fb) June 28, 2018
5. A maldição de Mick Jagger
A fama de pé-frio do cantor inglês não é de hoje, começou em 2010 quando ele ganhou um cachecol da seleção inglesa e o usou para assistir ao jogo contra a África do Sul. Claro que não precisamos contar quem perdeu. Mas a grande sacada sobre a maldição que ronda o cantor veio mesmo 2014, naquele fatídico 7 a 1, quando ele compareceu aos jogos. Neste ano, a turma não perdoou e levou cartazes de Mick Jagger a vários jogos (de equipes que perderam, obviamente). Por azar da Inglaterra, Jagger também compareceu ao jogo da semifinal. Deu Croácia.
C’mon England 🏴 pic.twitter.com/LeDnd4EAXa
— Mick Jagger (@MickJagger) July 11, 2018
4. A turma tentando justificar a saída do Brasil
Quantos Mundiais serão necessários para o Brasil esquecer o vexame do 7 a 1? Se depender do internauta, essa lembrança ainda vai durar muito tempo. Afinal, o inimigo pode até mudar, mas a sombra da Alemanha parece estar ali, disfarçada.
3. A turma tentando um milagre para anular o jogo do Brasil
Perdemos o jogo, mas nunca a piada. Por isso, houve até convite ao ministro do Supremo, Gilmar Mendes, para tentar resolver o problema da eliminação do Brasil no tapetão, ou no VAR, para sermos mais modernos.
2. O trágico momento em que se percebe que tudo acabou
Sim, o pior da Copa é a constatação de que acabou e pior, de que nós temos eleições chegando e com um cenário, para ser gentil, no mínimo desafiador. Sobrou até para o presidente Temer.
1. Quando um meme fica eterno
Neymar foi o Judas da vez na Copa da Rússia. Não bastava apanhar em campo, o jogador brasileiro "apanhou" também dos torcedores que não perdoaram seu jeito teatral de cair em campo e o "homenagearam" com o abecedário completo de suas poses mais impressionantes, em formato de fonte tipográfica.
O hexa não veio mais uma vez. Mas teve copa, teve copa demais e daqui 4 anos tem mais. E já tem um jeito de pedir pra...
Gepostet von Luciano Jacob am Dienstag, 10. Juli 2018
O meme do Neymar caindo conseguiu superar as barreiras do futebol e conquistar o mundo. No torneio de Wimbledon, na sexta-feira passada, um tenista levou uma bolada e caiu, imitando o jogador brasileiro. Há até quem tenha compilado a corrente em relação ao jogador brasileiro ao redor do mundo. Definitivamente, no Mundial informal de memes, Neymar é Bola de Ouro.
E quando você acha que acabou...
...lá está o brasileiro em contagem regressiva para o Mundial do Catar 2022. Se depender só desse meme inicial, o próximo torneio será inesquecível, com ou sem hexa.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.