_
_
_
_
_

A Copa do Mundo acabou, mas os memes serão eternos

No campeonato de gifs, vídeos e memes, os brasileiros certamente ganharam o primeiro lugar

Neytype, abecedário criado pelo brasileiro Luciano Jacob.
Neytype, abecedário criado pelo brasileiro Luciano Jacob.prisa

A Copa do Mundo Rússia 2018 acabou. Para os amantes do futebol, foram 30 dias de sofrimento, esperança e emoção. E mesmo que a seleção brasileira não tenha chegado tão longe, isso não diminuiu o potencial criador da torcida. Sem alarde, censura e investimentos exuberantes, um campeonato paralelo movimentou apaixonados e até mesmo aqueles que torcem o nariz para a bola: o Mundial informal de memes. Em todos os países, criativos (profissionais ou amadores) da internet investiram seu tempo criando peças ontológicas que vão durar tanto quanto a nossa lembrança permitir e quem sabe ganhar um espaço no projeto #Museudememes, da Universidade Federal Fluminense. O EL PAÍS resolveu colaborar com esse importante acervo histórico. Elencamos as dez maiores peças dessa arte contemporânea que merecem levar a taça na Copa dos memes.

10. O torcedor russo que virou meme

Sinistro, Feiticeiro e até Psicopata da Copa. O russo Yuri Torsky foi chamado de nomes pouco elogiosos pelos brasileiros que se apaixonaram por sua figura (realmente um tanto sinistra) na Copa. E não perdeu o rebolado. Ele abraçou a torcida como sua e foi homenageado à altura.

prisa

9. Super Mario Wolrd invadindo a Copa

O jogador francês Kylian Mbappé surpreendeu a todos com sua força e agilidade. E quando todo esse talento foi usado contra a Argentina, é claro que daria meme.

8. O pequeno torcedor argentino mais querido do Brasil

O vídeo não é de agora, mas o torcedor não quis saber e abraçou o menino argentino que torce para o Brasil com todo o coração. ˜Brasileiros são buenísimos", diz o menino para a mãe desesperada. O que fazer, se a gente concorda com ele.

7. Os sobrenomes mais incríveis do mundo

Quem assistiu aos jogos da Croácia certamente deve ter se maravilhado com a descoberta dos sobrenomes croatas terminados em "ić", que tem som de "iti", presentes em 65% dos nomes dos jogadores. A equipe de Modrić, Rakitić, Rebić, Perisić e Subasić vai ficar para sempre na memória dos brasileiros, que já criaram até o álbum brasileiro da Croácia.

prisa

6. Melhor que ganhar um jogo, é ver a Alemanha perder

O grande rival do Brasil no futebol é e sempre será a Argentina. Mas os brasileiros não conseguiram conter a alegria ao ver a Alemanha eliminada pela (já eliminada) Coreia do Sul nas quartas de final. Valeu até comemoração com o embaixador do país.

5. A maldição de Mick Jagger 

A fama de pé-frio do cantor inglês não é de hoje, começou em 2010 quando ele ganhou um cachecol da seleção inglesa e o usou para assistir ao jogo contra a África do Sul. Claro que não precisamos contar quem perdeu. Mas a grande sacada sobre a maldição que ronda o cantor veio mesmo 2014, naquele fatídico 7 a 1, quando ele compareceu aos jogos. Neste ano, a turma não perdoou e levou cartazes de Mick Jagger a vários jogos (de equipes que perderam, obviamente). Por azar da Inglaterra, Jagger também compareceu ao jogo da semifinal. Deu Croácia.

4. A turma tentando justificar a saída do Brasil

Quantos Mundiais serão necessários para o Brasil esquecer o vexame do 7 a 1? Se depender do internauta, essa lembrança ainda vai durar muito tempo. Afinal, o inimigo pode até mudar, mas a sombra da Alemanha parece estar ali, disfarçada.

prisa

3. A turma tentando um milagre para anular o jogo do Brasil

Perdemos o jogo, mas nunca a piada. Por isso, houve até convite ao ministro do Supremo, Gilmar Mendes, para tentar resolver o problema da eliminação do Brasil no tapetão, ou no VAR, para sermos mais modernos.

prisa

2. O trágico momento em que se percebe que tudo acabou

Sim, o pior da Copa é a constatação de que acabou e pior, de que nós temos eleições chegando e com um cenário, para ser gentil, no mínimo desafiador. Sobrou até para o presidente Temer.

prisa

1. Quando um meme fica eterno

Neymar foi o Judas da vez na Copa da Rússia. Não bastava apanhar em campo, o jogador brasileiro "apanhou" também dos torcedores que não perdoaram seu jeito teatral de cair em campo e o "homenagearam" com o abecedário completo de suas poses mais impressionantes, em formato de fonte tipográfica.

O hexa não veio mais uma vez. Mas teve copa, teve copa demais e daqui 4 anos tem mais. E já tem um jeito de pedir pra...

Gepostet von Luciano Jacob am Dienstag, 10. Juli 2018

O meme do Neymar caindo conseguiu superar as barreiras do futebol e conquistar o mundo. No torneio de Wimbledon, na sexta-feira passada, um tenista levou uma bolada e caiu, imitando o jogador brasileiro. Há até quem tenha compilado a corrente em relação ao jogador brasileiro ao redor do mundo. Definitivamente, no Mundial informal de memes, Neymar é Bola de Ouro.

E quando você acha que acabou...

...lá está o brasileiro em contagem regressiva para o Mundial do Catar 2022. Se depender só desse meme inicial, o próximo torneio será inesquecível, com ou sem hexa.

prisa

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_