_
_
_
_

Uma galeria de Londres vende uma obra de Banksy por 7,6 milhões de reais

A exposição 'Banksy, Greatest Hits' abre ao público na galeria Lazinc, em Londres, nesta quinta-feira

Uma obra de Bansky.
Uma obra de Bansky.Bansky
Mais informações
Mural de Banksy desaparece misteriosamente
Banksy, o grafiteiro antissistema, entra num palácio de Roma
Bem-vindos a Dismaland, o parque temático de Banksy

A exposição Banksy, Greatest Hits na galeria Lazinc de Londres  só será aberta ao público nesta quinta-feira, 12 de julho. Mas as primeiras vendas já mostram o grande interesse pelas obras do artista. Os clientes VIP tiveram acesso à mostra nesta terça-feira e já compraram três pinturas entre 500.000 libras —2,5 milhões de reais— e 1,5 milhões de libras —cerca de 7,6, milhões de reais—,segundo informou o dono da galeria, Steve Lazarides, a The Art Newspaper.

Não todas as obras expostas na Lazinc estão oficialmente à venda. Mas Lazarides estima que pinturas como Show the monet (2005) e Media at war (2006) valem cinco milhões de libras —5,6 milhões de euros. Algumas das obras foram criadas em mostras de 25, como Girl and Balloon (2003) e Flower Thrower (2003). Originalmente, o dono da galeria valorizou Girl and Balloon em 250 libras a cada uma, mas em março uma obra dessa edição se vendeu por 344.750 libras —uns 1,7 milhões de reais—.

O preço mais alto que alguém pagou em um leilão por uma obra de Banksy é de 970.000 libras —um 4,9 milhões de reais — por uma pintura do artista Damien Hirst que sofreu intervenção do artista. Esta obra foi vendida em Nova York em 2008. O valor ofertado por suas obras aumentou nos últimos anos. O chefe de arte contemporâneo da empresa de leilão britânica Bonhams, Gareth Williams, afirmou que as pessoas que antes compravam obras de Banksy cresceram entre grafittis, skates, e hip hop. Os de agora, sustenta, são colecionadores de arte contemporâneo.

Para ele, o mercado das pinturas de Banksy está "mais forte que nunca" graças a obras como Stop and Search (2007) e Laugh Now (2003). Os preços das obras do artista de rua aumentaram, segundo afirma o mesmo jornal, cerca de um 120%. 

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_