_
_
_
_
_

Apple se volta para a realidade aumentada na nova versão do iOS

Novo sistema operacional permitirá controlar notificações e o tempo de uso das telas

Tim Cook durante a conferência de desenvolvedores de San José.
Tim Cook durante a conferência de desenvolvedores de San José.JUSTIN SULLIVAN (AFP)
Mais informações
Facebook também compartilhou dados dos usuários com fabricantes de celulares
França investiga Apple por obsolescência programada dos iPhone antigos
Por que os AirPods estão arrasando?

Cerca de 6.000 desenvolvedores de 77 nacionalidades, de um total de 20 milhões registrados no universo da Apple, aclamaram a novidades da empresa da maçã em San José (Califórnia), onde foi apresentado nesta segunda-feira o iOS 12, novo sistema operacional da companhia. O executivo-chefe Tim Cook salientou a necessidade de aprender a escrever programas de informática: “Queremos criar uma nova geração de programadores com pensamento crítico, com capacidade criativa. Colocar o consumidor no centro de tudo é a nossa prioridade. Queremos oferecer uma melhor experiência”.

O iOS, sistema operacional do iPhone e iPad, foi a prioridade. Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software, revelou os principais pontos da versão, que chegará junto com o novo iPhone, no segundo semestre. O iOS 12 quer romper alguns mitos. Primeiro, que os celulares ficam lentos com as atualizações.

Realidade aumentada

A Pixar, empresa que Steve Jobs criou antes de voltar para a Apple, lançou um formato dedicado à realidade aumentada. Um grande incentivo para os planos da Apple. “Queremos que as empresas possam se somar a esta forma de narrar”, disse Federighi.

A Apple está fascinada pelas possibilidades de misturar realidade e superposição de objetos e animações através da tela. A Lego foi uma das primeiras a aderir a essa promissora fórmula narrativa. Seus bonecos e construções se sobrepõem na tela e permitem jogar com amigos num espaço virtual compartilhado via Internet.

A onda de inteligência artificial também se soma para fazer algo que o Google desenvolveu com acerto na busca de fotos. A Apple permite procurar por conceitos, lugares ou melhores momentos. Além disso, a Siri, primeira assistente, quer se atualizar para ser mais prática e inteligente. Coisas como pedir um café no bar de confiança antes de chegar, recordar o aniversário da avó e avisar que o tempo está ruim para surfar. Estas sugestões se adaptarão às rotinas de cada usuário.

O News, aplicativo de notícias da Apple, até agora “personalizada e com fontes verificadas, escolhidas por nossos editores”, como gosta de salientar a empresa, inclui na nova versão informações das Bolsas em tempo real e também de fechamento de mercado.

Dentro do carro a Apple cedeu. Já não oferece seus mapas, mas incluem as duas estrelas do Google, o Maps e o Waze. Abre seu ecossistema em troca de oferecer um melhor serviço.

Craig Federighi no evento da Califórnia.
Craig Federighi no evento da Califórnia.Marcio Jose Sanchez (AP)

Notificações e uso

Conscientes da atenção que o celular demanda, a Apple permite silenciar as notificações à noite ou por períodos de tempo definidos. As notificações passam a ser mais bem organizadas por conversas e temas. Por último, o consumidor ficará consciente de seu vício com estatísticas que detalham o tempo que passam diante da telinha, com dados sobre a quantidade de vezes que desbloqueiam ou o quanto consultam o Instagram. “Você poderá limitar a quantidade de vezes que entra nos aplicativos mais viciantes”, alertou Federighi.

Os animojis, animações-máscara, deram um passo à frente. Agora detectam a língua para fazer um melhor acompanhamento. Também podem criar um avatar semelhante à nossa imagem no mundo real.

O FaceTime, seu equivalente ao Skype, acrescentará chamadas em grupo de até 32 pessoas de maneira simultânea. Algo que os concorrentes têm faz tempo.

Relógios inteligentes e televisão

O relógio de pulso foi o segundo formato ao qual a Apple prestou atenção. A empresa mantém sua obsessão em medir as rotinas do usuário para conhecer melhor seu consumo de calorias, pulsação e costumes, oferecendo uma avaliação mais precisa do seu estado físico. Outra novidade, com toque retrô, será a opção de transformar o relógio num walkie talkie.

A Apple TV, sua caixinha para ver televisão através da Internet, vem com melhoras. Oferecerá atualização para 4K de filmes previamente adquiridos, um salto em qualidade. A meta da Apple é eliminar completamente o decodificador. Através do software ela espera chegar a integrar os serviços de TV paga. Já anunciou um acordo inicial com o Canal+ francês como primeiro piloto fora dos Estados Unidos.

Craig Federighi durante a conferência.
Craig Federighi durante a conferência.Marcio Jose Sanchez (AP)

Por último chegou a vez dos computadores, os Macs. Cook frisou os 30 anos de experiência da empresa fabricando máquinas de uso pessoal e profissional. O novo MacOS será o Mojave, como o deserto da Califórnia. Entre as melhoras, a captura de vídeo ficou muito prática. Também as notas de voz, para poder registrar ideias conforme aparecem. Destacam-se ainda os aplicativo de Notícias e o Home, para administrar aparelhos domésticos.

“Pensamos que vocês devem ter o controle dos dados. Não porque tenham algo a ocultar, mas porque são seus”, disse Federighi, numa clara mensagem aos vizinhos de Menlo Park e Mountain View, o Facebook e o Google.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_