_
_
_
_

Felipe González: “A ausência de Lula é um problema para a democracia”

Ex-primeiro ministro espanhol defende que o petista tenha direito a se candidatar nas eleições deste ano

O ex-primeiro ministro espanhol Felipe González
O ex-primeiro ministro espanhol Felipe GonzálezSEBASTIAO MOREIRA

O ex-primeiro ministro espanhol Felipe González afirmou nesta quarta-feira, dia 11, em um comunicado, que a ausência nas eleições deste ano do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso desde último sábado, “é um problema de grande envergadura e transcendência para o sistema democrático”. Apesar de condenado, Lula continua sendo pré-candidato à presidência para as eleições de outubro e lidera as pesquisas de intenção de votos.

Mais informações
Dilma: “Lula continua sendo o candidato do PT nas eleições”
A ascensão de Guilherme Boulos, o pré-candidato ungido por Lula antes da prisão
Lula segue no jogo político mesmo fora de campo

González, cujo mandato é o mais longo da história moderna da Espanha (1982-1996), é o líder mais influente do Partido Socialista daquele país. “Lula é meu amigo e em momentos de dificuldade quero ressaltar essa condição”, disse o ex-premiê, que também lembrou o processo de impeachment de Dilma. “Vivi em 2016 com grave preocupação os acontecimentos que levaram à destituição de Dilma Rousseff”.

Sem sentença definitiva

“Reitero minha convicção de que Lula, até que uma sentença definitiva não limite seus direitos, deveria poder ser candidato à presidência do Brasil”, continua González, “embora eu conheça a Lei de Ficha Limpa que o próprio Lula introduziu em 2010, em seu mandato”.

“O Brasil é um país chave para a América Latina e para a comunidade de países emergentes, com um papel crescente na ordem (ou desordem) mundial e devemos esperar que supere sua crise política para que volte a ter o papel que lhe corresponde”, afirmou. “Por isso acho que a exclusão de Lula do processo eleitoral deixaria em orfandade representativa uma parte significativa da população brasileira e poderia dificultar a superação da crise política”, conclui.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_