_
_
_
_

Dança de Trudeau na Índia é alvo de críticas

Internautas veem atitude do primeiro-ministro canadense como expressão de clichês sobre indianos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, concluiu nesta sexta-feira uma viagem de uma semana à Índia, onde oficializou seis acordos bilaterais em informação, energia, esportes, propriedade intelectual, ensino superior e ciência e inovação. Mas também teve tempo para o lazer. Na noite de quinta-feira, durante um jantar na embaixada do Canadá em Nova Deli, protagonizou uma dança de bhangra, bailado originário da região do Punjab, que despertou ao mesmo tempo irritação e surpresa.

Mais informações
Trudeau sugere que Papa peça desculpas aos indígenas do Canadá
Canadá impõe sanções contra Maduro e 39 altos funcionários da Venezuela

Enquanto alguns internautas aplaudiram “os movimentos” do primeiro-ministro, outros consideraram o gesto uma expressão dos clichês sobre os cidadãos da Índia. “Os indianos não vivem como se estivessem 24 horas em um set de Bollywood”, queixou-se um tuiteiro. “Não Trudeau, você fez tudo errado. Aqui na Índia não nos vestimos o tempo todo como se fôssemos a uma festa de casamento e não dizemos ‘Namastey’ a qualquer um que encontramos pela rua”, protestou outra mulher.

Não foi a única polêmica de sua viagem. Segundo a EFE, a embaixada canadense em Nova Deli convidou para um jantar com Trudeau o independentista sikh Jaspal Atwal. Atwal, com passaporte canadense, é suspeito de envolvimento no assassinato, no Canadá em 1986, de um ministro do estado do Punjab, bastião do sikhismo onde operam grupos que defendem a nação independente do Khalistan (“terra dos puros”) para essa comunidade que conta com 20 milhões de adeptos na Índia e uma diáspora de cinco milhões. O mandatário canadense se desculpou dizendo que Atwal “nunca” deveria ter recebido o convite, enquanto o Governo indiano tentou minimizar a tensão sobre o assunto.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_