_
_
_
_
_

Que tudo se exploda, é dia de se jogar nos blocos de (pré) Carnaval!

Mais de 100 blocos tomam a cidade neste sábado e aumentam a folia na nossa pauliceia estressada, mas que não se furta à peruca e ao glitter para ser feliz até depois do carnaval

Carla Jiménez
Estreia em São Paulo do Bloco 'Bicho Maluco Beleza', de Alceu Valença, em 2015
Estreia em São Paulo do Bloco 'Bicho Maluco Beleza', de Alceu Valença, em 2015Reprodução/Facebook

Ficou sabendo? Tem mais blocos de carnaval na rua em São Paulo do que no Rio de Janeiro. Hahaha, a gente, que não é competitivo (aham...), adora essas comparações. Tudo bem que tem mais habitante na pauliceia do que no Rio. Mas carioca não vai entender o tamanho da nossa alegria ao ver a lista interminável de blocos de carnaval que vão para a rua a partir deste sábado. Só hoje são 106... Está tudo aqui nesta lista. É! A gente morria de inveja deles – e dos baianos e pernambucanos – vendo a imagem das festas de rua pela televisão. Mas agora paulistano tem um carnaval para chamar de seu. Oficialmente, a festa só começa semana que vem, mas a gente já está de saco cheio desta vida de trânsito, auxílios moradia de juiz Moro, Bretas e ministro, febre amarela, Lula e Bolsonaro lá ou cá, aporrinhações no trabalho, e todos os outros vampiros de alegria que este país têm de sobra. Então, vamos encher as ruas desde já.

Tamborim, unicórnios, glitter (aposentou a purpurina), peruca e batom. Vale tudo. O comércio da 25 de Março agradece. Paulistano tirou horinhas da semana para encontrar o brilho certo. Quatro milhões devem ir às ruas até o final do carnaval! Um terço da cidade! Nós, os sisudos de plantão, vamos mostrar nosso lado mais maloqueiro (viva a maloca de Adoniran), e divertido. A festa, na verdade, já dava as caras antes. Nos ensaios de blocos e escolas, e no dia do aniversário da cidade. No dia 25, Tinha bloco Tarado ni Você na praça da Sé e um estandarte recomendando ao público: Profane! E Gilberto Gil na avenida Ipiranga! E tanta gente na rua que já deu pra sentir o que vai ser a festa deste ano. Até importamos Alceu Valença pra fazer a festa neste sábado ali no Ibirapuera, em frente ao Monumento às Bandeiras!

A gente está se sentindo o dono da festa mesmo. Tão dono que não quer saber de voltar para casa, a ponto de a prefeitura ter de pedir aos blocos este ano para mandar os foliões embora e evitar situações que a gente vai pra rua esquecer. Tipo bala de borracha da polícia, como teve ano passado para dispersar folião e no dia 18 com o bloco Minhoqueens. Não, governantes, isso não combina com a festa. Com jeitinho, o neofolião paulistano vai aprender. Já está aprendendo! Fez até aula de percussão o ano inteiro para tocar surdo e tamborim nos blocos de rua neste fevereiro.

Pois é, São Paulo. Somos o céu o inferno no mesmo lugar. Vamos da depressão com as baixarias políticas, o excesso de concreto e a violência, ao riso fácil vendo a mulher maravilha numa mesa de bar. Tem jovem, tem idoso, tem criança, todo mundo ocupando a rua com irreverência, dando cotovelada no prefeito para ele deixar mais uma rua aberta para a festa chegar. Até a 23 de Maio foi liberada. E vai ter Claudia Leitte lá. Sabe quando. No pós carnaval. Viu que chique? Pré, durante e pós carnaval. É muita vontade de fazer festa. É a chance de descansar a cabeça, e liberar o esqueleto para seguir o batuque da bateria, extravasar para não explodir no estresse do dia a dia. Repetir as marchinhas que a gente canta desde criança. Tudo bem se a gente colocar forró (bloco Forrozim), Rita Lee (Ritaleena!) e rock em ritmo de samba. Somos a cidade do sushi de manga, pô. Tem bloco pra criança, pra família e pra queer. Os nomes já entregam que o paulistano se rendeu. Tem Liberte a Ivonete, com marchinhas tradicionais, Libera o Badaró, com o músico Emerson Boy, Unidos da ressaca do diabo, e por aí vai.

Mais informações
Carnaval de rua de São Paulo cresce e bate o Rio em número de blocos
Carnaval em São Paulo: a ‘Zona de Atenção’ para quem mora na Vila Madalena e outros alertas
A alegria insolente do paulistano saiu do controle

Ouso acreditar que essa sanha de ir à rua e ganhar mais blocos que o Rio por primeira vez é o a luva com tapa de purpurina do paulistano contra o veneno conservador que a gente viu nas exposições de arte no ano passado. Se joga, meu bem. Clica aqui e escolhe aonde. Agora dá licença que todos os meus amigos me esperam e eu vou lá me jogar também.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_