Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

EL PAÍS recebe prêmio Rei da Espanha como veículo de comunicação mais destacado da América Latina

A honra é outorgada pela Agência Espanhola de Cooperação e a agência EFE

Redação do EL PAÍS em Madri.
Redação do EL PAÍS em Madri.

O jornal EL PAÍS foi homenageado nesta quinta-feira como Veículo de Comunicação mais Destacado de América Latina na última edição dos Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha, outorgados pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). No ano passado o jornal foi reconhecido com o prêmio Rei da Espanha de Jornalismo Digital. Este ano foi o jornal Folha de S.Paulo quem conquistou o prêmio nessa categoria. O jornal brasileiro viu reconhecido seu projeto multimídia Um Mundo de Muros, uma série de textos, ensaios fotográficos e vídeos que levou a equipe a quatro continentes para mostrar raízes sociopolíticas de barreiras físicas.

A categoria regional para a América Latina é outorgada pela primeira vez neste ano, e soma-se as categorias de Imprensa, Rádio, TV, Fotografia, Jornalismo Digital e latino-americano, além do Prêmio Dom Quixote de Jornalismo, que reconhece a qualidade linguística e o bom uso e enriquecimento do castelhano.

Embora EL PAÍS tenha nascido como um meio nacional espanhol, nos últimos anos o jornal ampliou seu olhar para a América Latina, continente com uma edição específica em sua edição digital. O diário também tem uma edição em português editada no Brasil. O jornal do Grupo PRISA está presente em 23 países, muitos deles de América latina, bem como no mercado hispânico dos EUA. EL PAÍS América tem também uma edição impressa para a região que se distribui no México, Argentina, Chile, Peru, República Dominicana e Miami. 

O diário pode ser consultado em múltiplos formatos e 43% de audiência do site procede do tráfego internacional, fundamentalmente de América Latina. Além das redações de Madri e Barcelona, tem escritórios no México, Washington e São Paulo. Mais de 300 jornalistas mantêm permanentemente atualizadas as quatro edições on-line do jornal: Espanha, América, Brasil e a edição do site em catalão.

EL PAÍS foi reconhecido com numerosos prêmios, entre eles, o Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades em 1983, e o especial do júri da Society for New Design em 2004, uma organização internacional para profissionais de meios de comunicação, com sede nos Estados Unidos.