EL PAÍS recebe prêmio Rei da Espanha como veículo de comunicação mais destacado da América Latina

A honra é outorgada pela Agência Espanhola de Cooperação e a agência EFE

Redação do EL PAÍS em Madri.
Redação do EL PAÍS em Madri.C. ALVÁREZ

O jornal EL PAÍS foi homenageado nesta quinta-feira como Veículo de Comunicação mais Destacado de América Latina na última edição dos Prêmios Internacionais de Jornalismo Rei da Espanha, outorgados pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). No ano passado o jornal foi reconhecido com o prêmio Rei da Espanha de Jornalismo Digital. Este ano foi o jornal Folha de S.Paulo quem conquistou o prêmio nessa categoria. O jornal brasileiro viu reconhecido seu projeto multimídia Um Mundo de Muros, uma série de textos, ensaios fotográficos e vídeos que levou a equipe a quatro continentes para mostrar raízes sociopolíticas de barreiras físicas.

Mais informações

A categoria regional para a América Latina é outorgada pela primeira vez neste ano, e soma-se as categorias de Imprensa, Rádio, TV, Fotografia, Jornalismo Digital e latino-americano, além do Prêmio Dom Quixote de Jornalismo, que reconhece a qualidade linguística e o bom uso e enriquecimento do castelhano.

Embora EL PAÍS tenha nascido como um meio nacional espanhol, nos últimos anos o jornal ampliou seu olhar para a América Latina, continente com uma edição específica em sua edição digital. O diário também tem uma edição em português editada no Brasil. O jornal do Grupo PRISA está presente em 23 países, muitos deles de América latina, bem como no mercado hispânico dos EUA. EL PAÍS América tem também uma edição impressa para a região que se distribui no México, Argentina, Chile, Peru, República Dominicana e Miami. 

O diário pode ser consultado em múltiplos formatos e 43% de audiência do site procede do tráfego internacional, fundamentalmente de América Latina. Além das redações de Madri e Barcelona, tem escritórios no México, Washington e São Paulo. Mais de 300 jornalistas mantêm permanentemente atualizadas as quatro edições on-line do jornal: Espanha, América, Brasil e a edição do site em catalão.

EL PAÍS foi reconhecido com numerosos prêmios, entre eles, o Prêmio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades em 1983, e o especial do júri da Society for New Design em 2004, uma organização internacional para profissionais de meios de comunicação, com sede nos Estados Unidos.

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete