_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

União de cidades europeias contra Airbnb é mais do que justificada

A UE deve atender petição das cidades e acabar com a falta de transparência das plataformas de aluguel turístico

Apartamento turístico em Madri.
Apartamento turístico em Madri.JAIME VILLANUEVA
Mais informações
Oito cidades europeias saturadas de turistas se unem contra o Airbnb
Anfitriã do Airbnb recebe multa de 5.000 dólares por racismo nos EUA

Qualquer atividade que afete milhares de pessoas tem que ser administrada pelos poderes públicos, especialmente se elas passam por crescimentos exponenciais, como é o caso do aluguel de quartos a turistas por parte de indivíduos através de plataformas como o Airbnb. Para isso é fundamental dispor de informações precisas sobre essa atividade. A base do negócio consiste no fato de que apenas as plataformas sabem a identidade e os dados das pessoas que oferecem o serviço, para evitar que o cliente possa entrar em contato com o prestador. Essa situação leva a um enorme número de irregularidades, como a inclusão de imóveis sem licença ou a sublocação para turistas sem o conhecimento do proprietário, além de facilitar a fraude fiscal e a economia paralela. A falta de transparência também impede que os governos locais possam manter a oferta turística em dimensões sustentáveis.

Esses são os motivos pelos quais sete cidades europeias de forte impacto turístico — Madri, Barcelona, Bruxelas, Paris, Cracóvia, Viena e Reykjavik — pediram que a União Europeia obrigue as plataformas a oferecer as informações necessárias para que se possa controlar sua atividade e garantir o cumprimento da lei, como em qualquer outro negócio.

Até agora, cada cidade tem adotado suas próprias medidas, mas sempre se chocam contra a barreira da opacidade. A preocupação é mais do que justificada. A pressão de visitantes faz com que muitos imóveis sejam destinados ao aluguel turístico, o que empurra os preços para cima e acaba provocando a expulsão de residentes que não podem pagá-los. O que ocorreu em Reykjavik, na Islândia, é um exemplo da dimensão desse fenômeno. Em 2008, a capital islandesa, de 122.000 habitantes, recebeu 450.000 visitantes. Agora recebe 2,5 milhões por ano. Veneza perdeu metade de sua população em apenas três décadas. A mesma ameaça paira sobre Madri, Barcelona e outras cidades europeias. É preciso agir antes que seja tarde demais.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_