_
_
_
_
_

A neve chegou à Flórida

Um ciclone de inverno ameaça toda a Costa Leste dos Estados Unidos. No nordeste do país, as temperaturas mínimas poderiam superar recordes históricos

Pablo de Llano Neira
Uma fonte congelada em Atlanta, nesta quarta-feira.
Uma fonte congelada em Atlanta, nesta quarta-feira.AP
Mais informações
O surpreendente espetáculo das cataratas do Niágara congeladas
Por que este é o momento mais perigoso para a humanidade?

Toda a Costa Leste dos Estados Unidos se prepara para uma tempestade de inverno que poderia alcançar proporções históricas. Subindo de sudeste para o nordeste, nesta quarta-feira pela manhã, a tempestade Grayson deixou uma leve nevasca na capital da Flórida, Tallahassee (norte do Estado), e ao longo do dia poderia provocar acúmulo de neve sem precedentes nos Estados sulistas da Geórgia e Carolina do Sul — até 20 centímetros em Charleston. Desde quinta-feira até o fim de semana a tempestade vai seguir rumo ao nordeste e se prevê que uma queda abrupta da pressão atmosférica a transforme em uma “bomba ciclônica” — ou ciclogênese explosiva — que some ao frio fortes rajadas de vento, desencadeando perigosas tempestades de neve. Na sexta-feira poderão ser registradas mínimas históricas de temperatura em Washington e Nova York.

A tempestade se estenderá da Flórida até o Maine, Estado fronteiriço com o Canadá, e cerca de 41 milhões de pessoas sentirão em maior ou menor medida o seu efeito. O pior, a potencial combinação de frio, neve e rajadas de vento poderosas, está previsto desde Boston até o nordeste, na região da Nova Inglaterra. As autoridades dos Estados dessa área temem especialmente que haja apagões enquanto as temperaturas alcançam níveis gélidos e, por isso, puseram em ação planos de emergência para prepararem albergues para indigentes e pessoas em situação vulnerável.

O efeito do furacão de inverno na Nova Inglaterra dependerá, segundo as previsões, da direção que tomar nas próximas 72 horas, se adentra mais para o oeste ou se se distancia progressivamente com seus ventos na direção do oceano Atlântico. A confluência na sexta-feira e no sábado de um vórtice de frio polar ártico que baixará do norte contribuirá para a derrubada radical das temperaturas, com possíveis recordes mínimos em cidades do nordeste, como Baltimore, Nova York, Filadélfia e Washington.

Já nesta quarta-feira o aeroporto Dulles, nos arredores da capital dos EUA, registrou uma mínima histórica de 17 graus centígrados abaixo de zero. Rajadas de vento de até 40 quilômetros por hora farão com que a sensação térmica em toda a região nordeste possa baixar entre três e cinco graus mais.

O ciclone de inverno prolonga uma sequência de dias de frio extremo que começou no dia do Natal na Costa Leste. A última semana de 2017 foi a mais fria registrada na história de Nova York, cuja temperatura não sobe acima do zero grau centígrado desde 25 de dezembro. Há oito dias a temperatura máxima em Boston não supera os 6 graus abaixo de zero, um período sem comparação em um século. Pelo menos 19 pessoas morreram por causas relacionadas com as baixas temperaturas nos Estados Unidos desde 26 de dezembro.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_