Trump ordena a maior redução de reservas naturais na história dos EUA
Presidente permite o desenvolvimento de atividades como a extração de gás e petróleo, a mineração e a exploração de madeira
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na segunda-feira em Utah a maior redução de terrenos federais na história do país. A lei afetará duas reservas do Estado, habilitando por volta de dois milhões de hectares que pertenciam ao Governo para o desenvolvimento de atividades privadas. Com essa medida Trump continua com o desmonte das proteções a esse tipo de terreno aprovadas por seus predecessores.
“Alguns acham que os recursos naturais de Utah deveriam ser controlados por uns poucos burocratas de longe, em Washington. E querem saber? Estão equivocados”, disse o presidente em um discurso no Parlamento estadual, onde anunciou que 85% da Reserva Nacional Bears Ears e metade da Grand Staircase-Escalante deixarão de ser propriedade federal. “Juntos, alcançaremos um novo futuro de maravilhas e riqueza”, afirmou Trump em Salt Lake City.
A medida abre as portas à exploração das terras por meio de atividades como a extração de petróleo e gás, a mineração e a exploração de madeira. Também fomentaria a construção e o desenvolvimento comercial. Em abril, o presidente já assinou uma ordem para levantar o veto dessas explorações em terrenos federais. O terreno de Bears Ears foi designado sob proteção federal em 2016 pelo então presidente Barack Obama. O Grand Staircase-Escalante estava protegido desde 1996.
Nem tudo está definido. Grupos de proteção ao meio ambiente e membros de cinco tribos de índios americanos que vivem nas áreas naturais, entre eles os Navajo, homenageados pelo presidente na Casa Branca semana passada, afirmaram que apresentarão recursos contra a lei de Trump. “Tentamos nos reunir com o presidente sobre esse assunto. O terreno de Bears Ears (Orelhas de Urso, em português) é de vital importância para nós. A decisão, tomada sem nos consultar, não nos deixa outra opção a não ser lutar na Justiça”, afirmou o presidente dos Navajos. Como aconteceu com outras ordens polêmicas do presidente a decisão final sobre a medida pode ficar nas mãos dos tribunais.
O anúncio de terça-feira é uma vitória dos republicanos que durante anos consideraram que o Governo possuir terras significava um abuso de poder. Não se descarta que Trump reduza os terrenos de outras reservas. Em abril, o republicano ordenou ao seu secretário do Interior a revisão dos 27 terrenos como os dois de terça que existem no país.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.