Marcelo admite fraude fiscal e se compromete a pagar 500 mil euros
Em audiência judicial nesta terça, o jogador do Real Madrid reconheceu ter sonegado quase meio milhão de euros em 2013
O jogador Marcelo, do Real Madrid, reconheceu, em audiência judicial nesta terça-feira, ter fraudado a Fazenda espanhola em 490.917,70 euros (1,9 milhão de reais) referentes ao Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) durante 2013 e se comprometeu a pagar essa quantia.
Fontes judiciais informaram à agência EFE que o lateral esteve por apenas 10 minutos no Tribunal de Instrução Número 4 de Alcobendas, província de Madri, para responder à denúncia apresentada pela Promotoria. Marcelo deverá agora pagar a quantia que é acusado de sonegar. A Advocacia do Estado, a Promotoria e sua defesa deverão elaborar um documento de conformidade com essa resolução, que será apresentado ao juiz quando for fixada a data do julgamento oral para ser ratificado, segundo a mesma fonte.
Os promotores acusaram o jogador brasileiro de criar uma estrutura de empresas para ocultar rendas obtidas com os direitos de imagem. A fim de obter “um benefício fiscal ilícito”, o jogador ocultou as quantias procedentes da exploração desses direitos em suas declarações de 2011, 2012 e 2013.
De fato, após a declaração de 2013, em setembro do ano seguinte a Fazenda devolveu a Marcelo 10.258,34 euros (cerca de 39 mil reais). No processo, uma das sociedades que integram o esquema, Chaterella Investors Limited, obteve em 2011 e 2012 rendas através do Real Madrid, que causaram à Fazenda espanhola um prejuízo de 100.476 euros (381.808 reais) e 101.615 (386.137 reais), respectivamente.
No entanto, tais quantias são inferiores a 120 mil euros (456 mil reais), o valor mínimo para que se considere um crime contra a Fazenda. Mas, em 2013, a sociedade Birsen Trade S.A. obteve receitas de 1.168.764,38 euros (cerca de 4,4 milhões de reais) “aparentemente” derivadas dos direitos de imagem do jogador através do Real Madrid, Adidas e Panini e que não foram declaradas no imposto de renda, gerando um prejuízo de 490.917,70 euros (1,9 milhão de reais) à Fazenda.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.