Suástica gigante é encontrada em campo de futebol de Hamburgo

Peça pode ser a base de um antigo monumento, segundo o presidente do clube esportivo local

Homem retira a lona que cobre a suástica nazista.
Homem retira a lona que cobre a suástica nazista.Christian Charisius (DPA)
Mais informações

Uma suástica gigante foi encontrada na última sexta-feira no estádio Hein Klink Sportplatz de Hamburgo (Alemanha). Segundo Joachim Schirmer, presidente do clube esportivo local Billstedt-Horn, a peça pode ser o pedestal de um monumento nazista demolido há várias décadas.

A descoberta aconteceu no início das obras de ampliação dos vestiários do estádio, informou Schirmer à agência de notícias DPA. A suástica de concreto, encontrada por operário com uma escavadeira, tem quatro metros de envergadura e 40 centímetros de espessura. O tamanho do símbolo nazista impediu sua retirada com as máquinas disponíveis. “Não posso fazer isso [tirar a suástica] com minha escavadeira. Entortaria a pá”, afirmou um dos operários à revista alemã Bild.

As autoridades locais concordaram em mandar um martelo pneumático para quebrar o emblema em partes menores. A Agência de Preservação e Arqueologia já foi informada de que o achado será destruído o quanto antes.

Em 3 de setembro, uma bomba do período nazista pesando 1,8 tonelada foi encontrada no centro de Frankfurt. 60.000 pessoas precisaram ser retiradas da área, o maior desalojamento planejado na Alemanha desde 1945.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
Logo elpais

Você não pode ler mais textos gratuitos este mês.

Assine para continuar lendo

Aproveite o acesso ilimitado com a sua assinatura

ASSINAR

Já sou assinante

Se quiser acompanhar todas as notícias sem limite, assine o EL PAÍS por 30 dias por 1 US$
Assine agora
Siga-nos em: