_
_
_
_

O enigma de Joshua Tree: um casal morto a tiros e abraçado sob uma árvore

Autoridades localizam em um parque da Califórnia os corpos de dois jovens que estavam desaparecidos

Rachel Nguyen e Joseph Orbeso.
Rachel Nguyen e Joseph Orbeso.AP

20 e 22 anos. Mulher e homem. Desapareceram em julho passado durante uma excursão pelo parque nacional Joshua Tree, no sul da Califórnia. Na semana passada, equipes de resgate os acharam mortos, abraçados, sob uma árvore e com ferimentos de arma de fogo. Uma pistola, registrada em nome do rapaz, estava a poucos metros dos cadáveres. As autoridades trabalham com a hipótese de assassinato seguido de suicídio.

Rachel Nguyen e Joseph Orbeso iniciaram há quase três meses uma viagem pelo Parque Nacional Joshua Tree. Celebravam o aniversário da jovem. Depois de dormirem num hotel rural, o casal saiu para numa excursão e nunca mais voltou. Naquele mesmo dia, um guarda do parque encontrou o carro deles vazio, perto de uma trilha.

O desaparecimento desencadeou uma grande operação de busca que incluiu unidades caninas, helicópteros e dezenas de investigadores a pé. O pai de Orbeso também se uniu ao trabalho. Finalmente, em 15 de outubro, um guarda do parque alertou sobre a presença de dois cadáveres no fundo de uma vala, sob uma árvore.

Mais informações
Estudos? Graduação em maconha
Al Gore: “Donald Trump, e não os EUA, está se isolando no Acordo de Paris”
Trump ordena divulgar 3.600 relatórios secretos sobre o assassinato de John Kennedy

“Com base nos indícios colhidos no local, os detetives acreditam que Orbeso atirou em Nguyen e depois em si mesmo”, afirmou em nota o xerife da região. As autoridades desconhecem o motivo por trás das ações de Orbeso. “Só podemos especular. Não temos suficientes indícios para determinar o porquê dos disparos”, disse a porta-voz policial Cindy Bachman.

Segundo as primeiras informações, os corpos dos jovens estavam apenas parcialmente vestidos. “Tinham posto a roupa deles para cobrir as extremidades inferiores e se protegerem do sol. Pareciam estar racionando comida e que não tinham água”, acrescentaram as autoridades, num boletim com informações adicionais. A área onde eles morreram é extremamente seca e, durante o verão, pode ser insuportavelmente quente. A trilha onde os corpos foram achados é considerada de nível “moderado”.

Um amigo próximo a Orbeso, Austin Young, defendeu no Facebook que “Joseph não tinha matado Rachel com má intenção. Só os tirou do sofrimento. Talvez tenham se perdido e estivessem sofrendo com temperaturas superiores aos 35 graus centígrados de calor. Escolheram uma morte rápida ao invés de uma lenta e dolorosa”. Young também afirmou que seu amigo tinha levado uma pistola para se proteger caso fossem atacados por animais.

Um tio de Nguyen disse ao jornal Desert Sun que a família acredita que ela se feriu e passou por uma situação de estresse; sua camiseta estava amarrada na testa. Orbeso teria cuidado dela, e depois atirado para abreviar seu sofrimento. “As autoridades nos relataram que, com base no posicionamento dos corpos, parecia um homicídio-suicídio solidário. Não temos nenhum ressentimento com Orbeso e sua família”, afirmou Son Nguyen.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_