_
_
_
_

Em piada, Trump disse que seu vice quer “enforcar” homossexuais

Presidente também brincou com os esforços de Pence para restringir o aborto, segundo a ‘The New Yorker’

Pence e Trump durante um ato na semana passada
Pence e Trump durante um ato na semana passadaK. LAMARQUE (REUTERS)

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, volta a se meter numa polêmica envolvendo os homossexuais. Durante um encontro com Pence, que no passado promoveu políticas discriminatórias, e um assessor jurídico no qual se discutiam os direitos dos homossexuais, o presidente Donald Trump disse, apontando seu vice: “Não pergunte a este sujeito. Ele quer enforcar todos eles”. O relato foi feito pela revista The New Yorker, citando duas fontes anônimas.

Mais informações
Trump revoga regulamentação de Obama que protegia menores transgênero
Governo Trump limita acesso gratuito a métodos anticoncepcionais
Protesto de mulheres contra Trump reúne dezenas de milhares nos EUA
A tolerância gay floresce em Orlando um ano depois do pior massacre a tiros nos EUA

A conversa, que não se sabe quando ocorreu, também versou sobre o aborto. Diante do assessor jurídico, Trump ironizou os esforços de Pence para revogar a célebre sentença de 1973 da Suprema Corte que protegeu as principais situações de interrupção da gravidez. O assessor argumentou que, se o Supremo anulasse essa jurisprudência, muitos Estados decidiriam agir por conta própria. “Viu? Você gastou tanto tempo e energia nisso e não vai acabar com o aborto nem assim”, disse então Trump a Pence.

A revista também cita um membro da campanha de Trump segundo quem o presidente costuma zombar da religiosidade de Pence. Por exemplo, quando alguém passa pelo gabinete do presidente após visitar o do vice, o mandatário pergunta: “O Mike te fez rezar?”.

No passado, Trump apoiou o direito ao aborto, mas na última década fez uma guinada à direita nesse assunto e agora diz se opor. Desde que chegou à Casa Branca, corteja o eleitorado conservador religioso e tomou medidas que satisfazem a esse coletivo, como acabar com recursos para medidas contraceptivas e limitar o acesso de transexuais ao Exército. Mas é Pence quem empunha a bandeira conservadora do Executivo em assuntos sociais, sobretudo na questão do aborto.

Em 2015, quando era governador de Indiana, Pence promoveu um projeto de lei que permitiria a estabelecimentos comerciais se recusarem a prestar serviços a homossexuais – algo de que posteriormente recuou. Em 2006, o agora vice-presidente apoiou uma emenda que definiria o matrimônio como a união entre um homem e uma mulher, e sustentou que legalizar o casamento homossexual levaria a um “colapso social”.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_