Câncer de mama

Julia Louis-Dreyfus, protagonista de ‘Veep’, revela ter câncer de mama

A atriz, uma das mais premiadas da televisão norte-americana, anunciou nas redes sociais que está com a doença

Julia Louis-Dreyfus, na cerimônia de entrega do prêmio Emmy.
Julia Louis-Dreyfus, na cerimônia de entrega do prêmio Emmy.MARK RALSTON / AFP

“Uma em casa oito mulheres tem câncer de mama. Hoje, eu sou umas delas". Com essas palavras a atriz Julia Louis-Dreyfus deu início a um breve comunicado em torna público que agora faz parte dessa amarga estatística. 

Mais informações

”. Com estas palavras arranca um breve comunicado no que a estrela televisiva  fez público que entrou nessa amarga estatística. Louis-Dreyfus, de 56 anos, acaba de fazer história nos Emmy ao conseguir seu sexto galardão consecutivo por seu papel de Selina Meyers, a vice-presidenta dos Estados Unidos, na série Veep.

O texto publicado pela atriz em redes sociais continua celebrando a sorte de contar com seres queridos que a apoiam e uma boa abrangência médica, algo que nos Estados Unidos não pode ser dado por descontada. “A boa notícia é que tenho um grupo glorioso de familiares e que me apoia e me cuida, bem como um seguro [médico] fantástico através de meu sindicato”, diz, para acabar reivindicando: “As má notícias é que não todas as mulheres são tão afortunadas, de modo que lutemos contra todos os tipos de câncer e façamos da previdência universal uma realidade”.

A notícia e a mensagem política chegam precisamente em uns dias finque sobre a política sanitária dos Estados Unidos, quando o presidente, Donald Trump, está tratando de que as câmeras legislativas aprovem uma contrarreforma sanitária que tumbe o modelo que impulsionou seu predecessor, Barack Obama. Aquela Obamacare alargou em 20 milhões o número de pessoas cobertas por um seguro médico e estendeu outras proteções.

São várias as artistas que nos últimos tempos anunciaram que sofrem câncer de mama. Mais recentemente a atriz Olivia Newton-John reconheceu que voltava ao padecer, depois do sofrer antes, em 1992. “Tenho que superar isto, o tenho claro. Sei que será um longo e complicado caminho por percorrer”, disse o passado 13 de setembro em uma entrevista. Kathy Bate, um dos grandes rostos de Hollywood também foi diagnosticada com um tumor de ovários e outro no peito. O primeiro câncer diagnosticaram-lho em 2003 e o segundo, em 2012, momento no que se submeteu a uma dupla mastectomía.