UEFA inicia investigação do PSG pelas transferências de Neymar e Mbappé
Entidade mostra preocupação pela possível violação do Fair Play Financeiro por parte do clube parisiense
A UEFA não ficou parada ante os exorbitantes desembolsos do Paris Saint Germain (PSG) por Neymar (222 milhões de euros, cerca de 828 milhões de reais) e Kylian Mbappé (180 milhões de euros, 670 milhões de reais) e anunciou que iniciará uma investigação para analisar se o clube francês violou as normas do Fair Play Financeiro. É a primeira vez que a entidade age tão rápido, alarmada e preocupada com esses movimentos bilionários.
Como se encerrou o mercado francês de contratações, o órgão que rege o futebol europeu já dispõe dos dados para estudar se o PSG tinha margem econômica para realizar esses fortes investimentos, levando em conta sua receita, não só pela venda de jogadores, e as amortizações dos salários de sua equipe. O Fair Play Financeiro impede que um clube lance perdas de mais de 30 milhões de euros (112 milhões de reais) e a UEFA investiga se com os gastos realizados pelo PSG este limite –“o requisito do ponto morto”, segundo a normativa– pode ter sido ultrapassado. Também está sob suspeita a operação envolvendo Mbappé, disfarçada como uma concessão no primeiro ano e uma posterior compra definitiva do Mônaco, seu clube de procedência. O PSG corre o risco de expulsão das competições europeias, que seria posta em prática na temporada 2018-19.
O início formal da investigação foi divulgado pela UEFA em um comunicado. “Nos próximos meses, a Câmara de Investigação do Comitê de Controle Financeiro de Clubes da UEFA se reunirá periodicamente para avaliar com cuidado toda a documentação relativa a este caso. A UEFA considera que o jogo limpo financeiro é um mecanismo crucial de governança que tem por objetivo garantir a sustentabilidade financeira do Futebol Europeu de Clubes”, diz o comunicado.
Nas primeiras medidas da investigação a UEFA solicitará ao clube tudo relacionado a sua situação contábil e poderá ampliar o pedido de documentação à medida que o processo transcorra.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.