_
_
_
_
_

Quando e onde ver o eclipse solar de 21 de agosto

No Brasil, as melhores cidades para vê-lo serão Boa Vista, em Roraima, e Macapá, no Amapá, por cerca de duas horas

Fotógrafo se prepara para registrar o eclipse solar total em Painted Hills, região de Oregon, nos EUA.
Fotógrafo se prepara para registrar o eclipse solar total em Painted Hills, região de Oregon, nos EUA.ADREES LATIF (REUTERS)
Mais informações
O eclipse solar pelo mundo: veja as imagens do fenômeno
Eclipse Solar: uma escuridão mágica cruza os Estados Unidos
‘Eclipsemania’ toma conta dos Estados Unidos
Em espanhol | Cuándo y dónde ver el eclipse solar del 21 de agosto

Nesta segunda-feira, 21 de agosto, acontece um eclipse solar que será totalmente visível nos Estados Unidos e parcialmente na América Central, norte da América do Sul e Europa. Os brasileiros desfrutarão de até 40% de escurecimento do disco solar em algumas áreas das regiões Norte e Nordeste. As melhores cidades para vê-lo serão Boa Vista, em Roraima, e Macapá, no Amapá, onde durará cerca de duas horas, começa por volta das 14h às 16h (horário de Brasília) —o ápice do fenômeno será por volta das 17h.

O eclipse solar é um fenômeno astronômico em que a lua passa na frente do Sol e deixamos de vê-lo. A diferença em relação ao eclipse solar anular é que no eclipse total a lua cobre completamente o Sol em vez de deixar um anel de fogo ao redor.

O que é um eclipse solar total?

Um eclipse solar é um fenômeno astronômico em que a lua passa em frente ao Sol e, portanto, deixamos de vê-lo. O termo “total” ou “parcial” dependerá de se observamos o eclipse dentro da umbra ou da penumbra (as duas partes da sombra da lua). Se o observarmos dentro da umbra, o eclipse será total. Se o fizermos na penumbra, será parcial.

Eclipse solar total visto da Ilha Ternate, na Indonésia, em março de 2016.
Eclipse solar total visto da Ilha Ternate, na Indonésia, em março de 2016.Reuters

Como ver o eclipse solar 2017?

O mais importante é não olhar o Sol diretamente sem proteção, pois podemos causar queimaduras graves em nossas retinas. Como a luz ultravioleta continua chegando durante a fase parcial do eclipse, também não devemos contemplar o fenômeno através das nuvens nem refletido na água.

Não devemos confiar e usar óculos de sol, vidro fumê ou radiografias. O único método 100% seguro é observar o eclipse de forma indireta. Por exemplo, usando uma folha de papel na qual é feito um furo e colocada diante do Sol. A imagem do eclipse é então projetada em uma segunda folha, onde podemos apreciar com segurança. Outra opção é através de telescópios que tenham filtros adequados (sem esses filtros, é igualmente perigoso). O eclipse solar também é transmitido ao vivo pelo Twitter da NASA:

Como e onde ver o eclipse solar de 21 de agosto na América?

No continente americano, a visibilidade do eclipse dependerá muito de cada país.

Colômbia

A cidade de Riohacha, em La Guajira, será o melhor lugar do país para ver o eclipse, pois 51% do Sol ficará encoberto. O fenômeno começará às 13h37 (15h37 em Brasília).

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o país em que se poderá ver melhor o eclipse. O fenômeno começa às 10h16 (14h16 em Brasília) em Lincoln Beach, Oregon. Dali, sua sombra se deslocará para o leste durante cerca de 90 minutos. Cruzará os estados de Oregon, Idaho, Wyoming, Montana, Nebraska, Iowa, Kansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Tennessee, Geórgia e Carolina do Norte e do Sul.

O eclipse atingirá seu pico em Charleston, Carolina do Sul, às 14h48. O melhor lugar para vê-lo será Cardondale, Illinois, pois ali o Sol será coberto pela lua durante mais tempo: 2 minutos e 41 segundos.

Guatemala

Na Guatemala, cerca de 40% do Sol será coberto com o eclipse solar. O fenômeno começará às 11h35 (14h35 em Brasília) e a duração total do eclipse parcial será de aproximadamente duas horas e meia, terminando às 14h05.

México

Na Cidade do México, o eclipse solar começará às 12h01 (14h01 em Brasília) e terminará às 14h37. O ponto máximo (38% de escuridão) será às 13h20. No norte do país, especialmente em Tijuana e Mexicali, a superfície coberta do Sol será de até 65%, enquanto que no sul apenas 30% do disco solar ficará encoberto. Neste artigo, você pode consultar a que hora poderá vê-lo em cada estado do México.

Peru e Equador

Em ambos os países, a porcentagem de encobrimento do Sol será bastante pequena. No Peru, por exemplo, será de apenas 5% na cidade de Iquitos, enquanto no Equador alcançará 9% na cidade de Nueva Loja, no leste do país.

Porto Rico

Porto Rico terá um espetáculo astronômico que não é visto há quase 20 anos. De acordo com a Sociedade de Astronomia do Caribe, o eclipse começará a partir das 14h (15h em Brasília) e durará até as 17h, sendo o ponto alto às 15h34. O encobrimento será de 80%.

Venezuela

Na Venezuela, será possível apreciar 52,9% de encobrimento na cidade de Caracas, onde o eclipse começará às 14h28 (15h28 em Brasília), alcançará o pico às 15h45 e terminará às 16h52.

Outros países

A NASA realizará uma cobertura exaustiva do eclipse solar de 21 de agosto. Se no seu país não for possível vê-lo de forma total ou parcial, ou se você desejar acompanhá-lo pela Internet, poderá fazê-lo no site do EL PAÍS ou no site oficial da agência espacial.

A que horas o eclipse solar 2017 estará na Espanha?

Na Espanha, o eclipse solar começará por volta das 20h45 (15h45 em Brasília), atingirá o ponto de maior obscuridade às 21h e terminará alguns minutos depois. Dependendo da localização geográfica, podemos encontrar algumas diferenças.

As regiões em que melhor se verá o eclipse são o noroeste peninsular (Galícia, León e Salamanca) e as Ilhas Canárias, onde a Lua encobrirá 30% da superfície do Sol.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_