_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

A ciência está pronta

Debate sobre a possibilidade de modificar o genoma tem de envolver toda a sociedade

A doença rara da qual sofre a menina da fotografia e que a impede de dormir, a síndrome de Angelman, poderia ser curada depois do novo avanço científico.
A doença rara da qual sofre a menina da fotografia e que a impede de dormir, a síndrome de Angelman, poderia ser curada depois do novo avanço científico.KIRK AND ROBIN HISKO (GETTY IMAGES)

O avanço científico que conhecemos hoje é difícil de superestimar. Os pesquisadores conseguiram modificar o genoma de um embrião humano, livrando-o assim de uma terrível doença hereditária. Demonstraram que a técnica é viável, eficaz e segura. Não implantaram os embriões curados em nenhuma mulher, em primeiro lugar porque a ciência ainda não está pronta para isso e em segundo porque correriam o risco de receber penas de prisão. A modificação genética de óvulos, espermatozoides ou embriões –quando pode ser transmitida às gerações seguintes– é proibida por todos os países que regulamentaram a questão. Mas a experiência mostra que pode haver boas razões para rever, com inteligência e garantias, todas essas leis. A principal é que essa mesma metodologia pode ser utilizada para erradicar as 10.000 doenças raras que, em conjunto, afligem uma parte substancial da população humana.

Mais informações
As limitações das novas terapias contra o câncer
Se você ingere adoçantes de baixa caloria, talvez tenha tendência para engordar
‘Obesidade oculta’ afeta mais de 80% dos ocidentais

É essencial entender que esse debate não é exclusividade dos cientistas e nem deve sê-lo sob quaisquer circunstâncias. Modificar o genoma na linha germinativa (células que dão origem a óvulos e espermatozoides, ou embriões de poucos dias) implica num claro dilema ético, pois as modificações genéticas serão transmitidas aos filhos, netos e a todos os descendentes do paciente. Mudar o nosso próprio livro da vida é certamente o mais próximo que já estivemos de brincar de Deus, com a possível exceção de varrer a humanidade do mapa com um conflito nuclear. E, assim como os pactos de desarmamento nuclear, o debate sobre o nosso genoma tem de envolver toda a sociedade.

Há um risco evidente nisso: as mesmas técnicas que usamos para curar ou erradicar doenças genéticas poderão, não muito tempo depois, ser utilizadas para melhorar qualidades humanas normais, como a inteligência ou a resistência a doenças virais. O que faremos então? Vamos abrir o debate já: a ciência está pronta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_