_
_
_
_
_

O pesadelo de ser menina na Nicarágua

Estatísticas oficiais do país mostram que 1.600 meninas engravidaram após sofrerem estupro na última década. As autoridades as obrigaram a dar à luz

Carlos S. Maldonado
A jovem de pé é Carla Vanesa Calderón, de 17 anos, abusada quando tinha 14.
A jovem de pé é Carla Vanesa Calderón, de 17 anos, abusada quando tinha 14.Carlos Herrera.

Kathy de los Ángeles Méndez, de 15 anos, foi fartamente elogiada em maio por uma rádio alinhada com o Governo do presidente Daniel Ortega. Era Dia das Mães, e a adolescente posou ao lado de um colchão e de cestas básicas oferecidos pela emissora Nueva Radio Ya. Sua cara morena de menina mostrava um sorriso tímido para as câmeras, enquanto segurava um diploma que a certificava como a mamãe mais jovem da Nicarágua. Seu ventre inchado foi declarado “a mãe de todas as panças” e celebrado com música, numa grande exposição pública. Algo normal num país onde a vice-presidenta Rosario Murillo declarou que a gravidez de uma menina é “um milagre”, embora as leis estabeleçam que qualquer gestação de menor de 16 anos decorre de estupro, e que o Estado é obrigado a investigar o caso e punir o responsável.

As críticas à rádio governista foram duras, e, pelo Twitter, a emissora reagiu na defensiva. “Não sabemos as circunstâncias dessa menina, mas é mais fácil usar a guilhotina do que investigar, ou não?”, responderam os jornalistas, que violaram o Código da Infância ao expor uma menor.

Mais informações
Queimada viva em nome de Deus: o suplício da nicaraguense jogada numa fogueira
A Nicarágua de Ortega
Turquia propõe anistiar quem fez sexo com menor depois de se casar com ela

O caso de Kathy de los Angeles não é o único na Nicarágua, país que conta com a maior taxa de gravidez entre meninas de 10 e 14 anos na América Latina. Estatísticas oficiais reunidas num estudo da organização IPAS Centroamérica mostram que na última década – coincidindo com os 10 anos de governo do presidente Daniel Ortega – 1.600 meninas entre 10 e 14 anos foram estupradas e engravidaram em decorrência disso. Como o aborto terapêutico foi proibido na Nicarágua há uma década, com apoio da Frente Sandinista, o partido de Ortega, essas meninas não receberam a recomendação de interromper a gestação – pelo contrário, foram obrigadas a parir pelas autoridades de saúde pública.

“Na Nicarágua não há opções para uma menina que sofra violência sexual e engravide por causa disso”, afirma Marta María Blandón, diretora do IPAS. “Há 10 anos, com a penalização do aborto na Nicarágua, não resta outro caminho à menina neste país senão parir, e, uma vez que a menina dá à luz, tampouco é bem visto que ofereça a criança em adoção, porque ainda existe o estigma de que a mãe que gera tem que criar, mesmo que se trate de uma menina de nove anos. Ninguém recomendou às meninas abusadas que interrompessem a gestação, o que deveriam, porque [manter a gravidez] põe em perigo a sua vida, porque é uma tortura, porque não é adequado que uma menina assuma responsabilidades físicas, emocionais e espirituais de uma mulher adulta”, acrescentou Blandón.

Carla Vanesa Calderón, de 17 anos, viveu na pele aos 14 o pesadelo de ser menina na Nicarágua. A adolescente vive num barraco feito de tábuas, chapas enferrujadas, plásticos e papelões, numa favela dos arredores de León, no oeste da Nicarágua. Aqui ela contou sua história: Máximo Rayo García, um conhecido da família, abusava dela constantemente. “Ele me pagava quando abusava de mim. Quando eu não queria fazer nada com ele, me tratava a socos, me amarrava pelas mãos e os pés, me dizia que ia me matar se eu falasse. [Mataria] eu e minha mãe”, contou Carla Vanesa.

Engravidou devido aos estupros e, embora não quisesse ser mãe, foi obrigada a parir. “Eu me sentia mal, porque já não seria a menina que era antes. Por isso quando estava grávida eu achava que queria tirar a menina. Eu batia em mim para que ela caísse. Dava socos na barriga. Quando a menina nasceu, eu não sentia nem carinho nem amor, porque achava que ela tinha me desgraçado a vida. Minha mãe me dizia para eu pegar amor por ela, que a menina não tinha culpa, que o pai era um covarde e que eu não tinha por que descontar na menina. Eu dizia para a minha mãe que não queria nem ver a menina.”

Ela se torna adulta ao lado de um bebê, num mundo de miséria que torna ambas mais vulneráveis, sem que ou Estado as proteja – pelo contrário, manipula os casos de gravidez na adolescência, descrevendo-os como um milagre, num aceno aos setores mais conservadores de um país que, segundo organizações que trabalham contra o abuso sexual, sofre uma epidemia de estupros contra suas meninas. “O Estado e todas as suas instituições têm responsabilidade”, disse Lorna Norori, diretora do Movimento Contra o Abuso Sexual. “Não há uma política de proteção. As instituições da Nicarágua não só não estão fazendo nada para proteger essas meninas, o que já é grave, como também estão violando seus direitos quando convencem uma menina de 10, 11 ou 13 anos de que ela precisa aceitar sua maternidade”, afirmou Norori.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_