_
_
_
_

Tulio Hernández, o jornalista que Maduro queria ver na cadeia

O colunista fugiu de seu país depois de conclamar os jovens a se defenderem dos ataques das forças do presidente em uma das manifestações de oposição

Tulio Hernández conversa com Juan Cruz.Vídeo: PV-QUALITY
Juan Cruz

No dia 16 de maio de 2017, Maduro caiu com tudo sobre Tulio Hernández. O jornalista venezuelano, colunista prestigiado do El Nacional, autor do livro Una nación a la deriva [Uma nação à deriva], conclamou os jovens a se defenderem dos ataques das forças do presidente em uma das manifestações de oposição. Em pronunciamento público, o mandatário pediu à Justiça que colocasse Hernández na prisão, o que levou o jornalista a percorrer um longo caminho por terra que o levou à Colômbia, onde encontrou refúgio. Disfarçado e usando um passaporte que não conseguiram lhe retirar, chegou ao país vizinho e dali viajou para a Espanha, onde vive hoje em dia. Como em um exílio, fora da prisão que o seu próprio país teria sido para ele. Enquanto isso, César Miguel Rondón, um dos maiores comunicadores venezuelanos e que recebeu de Maduro a mesma denúncia dirigida aos magistrados –que dependem do presidente-- para que o prendessem, está detido na Venezuela. Rondón não viajou por terra à Colômbia. Tentou pegar um avião e teve o seu passaporte retido no aeroporto. Agora, sua prisão é o seu país. Tulio Hernández, 61 anos, escritor, jornalista, conta aqui a sua história de viajante a contragosto.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_