_
_
_
_
_

Autoridades portuguesas sob críticas por causa da tragédia

Os bombeiros temem que aumente o número de mortos em um incêndio que continua crescendo

O primeiro-ministro português, António Costa, fala com a imprensa na zona afetada.
O primeiro-ministro português, António Costa, fala com a imprensa na zona afetada.Carlos García (EFE)

No domingo se choraram os mortos e nesta segunda-feira se lançam as críticas contra os governantes. Um total de 63 mortos e 135 feridos, segundo o último balanço divulgado pelos veículos de comunicação portugueses, não pode ser atribuído apenas à força da natureza. Os prefeitos das cidades mais afetadas reclamaram de ter ficado desprotegidos durante horas.

Mais informações
O pagador de promessas de aluguel
Papa Francisco reza em Fátima “pela concórdia entre todos os povos”
Os segredos que Harry Potter escondeu em Portugal
António Costa, premiê de Portugal: “Queremos estimular o Mercosul”

O líder da oposição, o ex-primeiro-ministro conservador Pedro Passos Coelho, afirmou depois de se reunir com membros da Defesa Civil que prefere adiar a exigência de eventuais responsabilidades até que a tragédia seja superada.

Para o Partido Socialista do primeiro-ministro António Costa, a tragédia chegou em plena tramitação parlamentar da chamada “lei do eucalipto”, que propõe acabar até 2030 com o cultivo desse tipo de árvore, cujos galhos secos são bastante inflamáveis. O grupo de pressão ecologista Quercus emitiu um comunicado atribuindo os incêndios a “erros de administração florestal e más decisões políticas” de vários Governos nas últimas décadas. Segundo o Quercus, os organismos oficiais não fizeram o suficiente para coordenar a prevenção de incêndios florestais, uma crítica compartilhada pelos afetados, que alegam que a chegada de mais de 1.000 bombeiros que não conheciam o terreno não foi administrada de forma eficiente.

A coordenadora do Bloco da Esquerda, fundamental na formação de Governo de António Costa, afirmou nesta segunda-feira que a única prioridade é apagar o fogo e curar todos os feridos o quanto antes. “O tempo de avaliar o ocorrido e fazer as críticas pertinentes chegará mais adiante”, acrescentou.

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lançou nesta segunda-feira um apelo para que se concentrem todos os esforços no combate às chamas, em vez de se discutir as causas do incêndio e as possíveis responsabilidades pela tragédia. “A prioridade agora é o combate ao fogo e o apoio às vítimas e às famílias”, assinalou o chefe de Estado no centro de operações instalado na localidade de Avelar.

Costa falou na noite de domingo, em meio a montanhas devastadas e acinzentadas, para explicar que o objetivo primordial dos trabalhos de resgate é salvar vidas, e depois as casas. Suas palavras foram dirigidas aos líderes dos municípios afetados, que se sentiram desprotegidos quando mais necessitavam da ajuda estatal. As casas de Caniçal, da Figueira e de muitas outras aldeias arderam sem que nenhum bombeiro aparecesse por ali. Não há homens suficientes para combater as chamas que no domingo voavam e nesta segunda-feira brotam da terra.

“A topografia é o mais importante, para mim o vento ocupa um segundo plano”, explica Aitor Soler, oficial do corpo de bombeiros de Madri. Ele chegou à localidade de Chá de Álvares com 32 homens e nove veículos. “O vento gira 360 graus, às vezes isso é bom, outras vezes é ruim, mas a topografia é terrível. Nunca vi nada igual. O acesso é correto, mas depois as inclinações são muito profundas. Hoje não há fogo, mas a terra está quente, fumegante, e se alcançar outro vale, começa de novo.”

A segunda-feira correu estranhamente calma, como nos filmes de terror, com o silêncio que precede o susto. A temperatura caiu, chove ocasionalmente, há menos vento, mas os hidroaviões não puderam decolar por causa das nuvens de fumaça, e a terra está muito quente. Na noite de domingo, o fogo irrompeu por Gois e surgiram focos pelos montes de Coimbra, Leiria e Castelo Branco.

O balanço se mantém em 63 mortos, mas os bombeiros indicam que há mais, dizem que embora tenham aparecido mais cadáveres, não há novas cifras.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_