_
_
_
_
_

Eleições no Reino Unido, o dia em que os jovens mudaram a política

O líder trabalhista Jeremy Corbyn percorreu o país em 90 eventos de campanha que pareciam shows de rock para conseguir o voto dos mais jovens

Partidários de Corbyn esperam o líder trabalhista, nesta quinta-feira, em Islington, Londres.
Partidários de Corbyn esperam o líder trabalhista, nesta quinta-feira, em Islington, Londres.Jack Taylor (Getty Images)

Noite de quarta-feira, 7 de junho, véspera do dia da eleição do Reino Unido. Centenas de jovens se reúnem perto de uma igreja em Islington, palco clássico de shows de rock no norte de Londres. Empoleirados nas grades, montados em postes ou em qualquer coisa que os deixe um palmo acima do chão abarrotado de gente, exibem cartazes demonstrando amor por seu ídolo. Uma fileira de policiais com coletes refletivos tenta evitar que a massa invada a rua. As camisetas são mostras de genialidade. Andy, estudante de design de 21 anos, veste uma camiseta preta com o que à primeira vista parece o logo dos pioneiros do rap Run DMC. Só que não é o que parece. As seis letras do nome da banda de Nova York foram substituídas por outras seis: C-o-r-b-y-n.

Mais informações
O trabalhismo britânico debate a necessidade de uma guinada ao centro
Reino Unido elege quem negociará o Brexit com a UE
No Reino Unido, o caos se aproxima

“Eu não costumava votar. Concluí que qualquer partido que ganhasse, o sistema não ia mudar. A política me interessa, não os partidos. Mas Corbyn é diferente. Você não precisa mais olhar em volta”, explica Andy. Logo a multidão começa a pular e cantar em coro o nome de seu ídolo, com uma melodia roqueira dos White Stripes, enquanto o ônibus que transporta Jeremy Corbyn se dirige ao recinto no qual protagonizará sua última apresentação na turnê.

A realidade estava, efetivamente, ali para quem quisesse vê-la. Jeremy Corbyn rodou o país em 90 eventos de campanha que pareciam concertos de rock. Que a corbynmania é um fenômeno jovem era algo sabido. O que não estava claro era se o segmento demográfico mais abstencionista desta vez iria votar.

Acontece que os jovens, sim, votaram. Não há dados oficiais, mas uma pesquisa de boca de urna indica uma alta de 12 pontos na participação de pessoas com menos de 35 anos em relação às eleições anteriores. Um número recorde de 600.000 pessoas se registraram no último dia possível para votar nestas eleições. Dois de cada três tinham entre 18 e 34 anos.

A participação em 8 de junho atingiu 70%: a mais alta desde 1997. E esse foi o último ano em que os trabalhistas ganharam cadeiras em eleições gerais em relação às anteriores.

Votaram, então, e votaram em Corbyn. Dois terços das pessoas com idade entre 18 e 24 anos demonstraram numa pesquisa preferência pelos trabalhistas, assim como mais da metade das entre 25 e 34. Entre as acima de 55, a vitória dos conservadores foi acachapante.

“O voto jovem é o grande assunto destas eleições”, opina Simon Hix, professor de ciência política da London School of Economics. “A distribuição desigual da riqueza nos últimos tempos beneficiou os mais velhos, e isso gerou um conflito de gerações essencial para entender a política. Acho que os jovens se mobilizaram mais do que em outras ocasiões por três motivos. Um, o magnetismo que mostrou ter o próprio Corbyn como ícone. Dois, o mal-estar com a situação da educação, da saúde e dos serviços públicos, após anos de cortes. E três, o descontentamento com o Brexit, que foi devastador para a geração mais jovem e que foi uma decisão tomada pelos babyboomers e pelos avós.”

James, de 28 anos, funcionário do King's College de Londres e eleitor trabalhista, concorda com a afirmação de que os jovens tenham participado em massa como reação por sua baixa mobilização na consulta sobre o Brexit. “Acho que muitos dos jovens que não votaram no referendo e que sentiram as consequências de não ter feito isso tentaram se corrigir, comparecendo dessa vez às urnas”, afirma.

As eleições de quarta-feira passaram para a história como aquelas em que a geração mais jovem fez diferença na política britânica. E o improvável catalisador desse fenômeno foi um deputado de 68 anos do qual sempre se disse que estava ancorado numa época passada. Mas sua condição de outsider, forjada em três décadas de dissidência, torna Corbyn um elemento puro, livre dos vícios do establishment.

Sam, estudante de teoria política de 23 anos, é um desses jovens que votaram no Partido Trabalhista. Em sua opinião, o chamado “efeito Corbyn” não se restringe à pessoa, e sim a sua proposta. “Provocou divisões no partido porque o devolveu a suas origens, mais à esquerda”, diz. “Mas acertou ao atenuar suas opiniões pessoais para incluir em seu programa uma representação maior do pensamento trabalhista. Os jovens alargaram sua visão para votar por um programa e por ideias. Não votaram somente numa pessoa.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_