_
_
_
_
_

May tentará governar em minoria e Jeremy Corbyn pede sua demissão

A primeira ministra conservadora fica abaixo da maioria absoluta a dez dias do início da negociação do Brexit

Apostou todas as fichas e perdeu. A primeira ministra do Reino Unido Theresa May não conseguiu revalidar a maioria absoluta que seu antecessor, David Cameron, tinha lhe deixado depois das eleições de 2015. A 10 dias do início das negociações do Brexit em Bruxelas, o Partido Conservador venceu as eleições legislativas, mas sem maioria absoluta que May pretendia obter para fortalecer sua postura em relação aos parceiros da comunidade europeia. O Reino Unido se aproxima da instabilidade política com um resultado eleitoral no qual os trabalhistas obtêm seu melhor desempenho em anos.

Com o mapa político resultante das eleições da quinta-feira, dia 8 de junho, May terá de fazer frente à humilhação de ter falhado em seu intento com a convocação de eleições antecipadas. O líder trabalhista Jeremy Corbyn já pediu a demissão da primeira ministra, que sai muito enfraquecida de sua aposta eleitoral.

Com 649 das 650 cadeiras definidas, os conservadores obtiveram 318 assentos (42,35%, -12) e atrás deles, a dois pontos, estão os trabalhistas com 261 (40,2%, +28). O nacionalista escocês SNP obteve 35 (-21), o Partido Liberal Democrata conseguiu 12 (+4), o Partido Unionista tem 10 (+2) e os demais se dividem 12 (-2). Falta um para ser definido. Estes são os resultados gerais.

A primeira ministra irá ao palácio de Buckingham nesta manhã para informar à rainha Elizabeth II que tentará formar Governo apesar de não ter maioria absoluta.

Mais informações
Reino Unido eleva ao máximo alerta terrorista por medo de outro ataque “iminente”
Escócia pede formalmente a Londres novo referendo sobre independência
Theresa May: a imperatriz fica nua
Editorial | Eleições abertas

O líder trabalhista Jeremy Corbyn afirmou pouco antes que May deve se demitir porque perdeu cadeiras e respaldo, que o Partido Trabalhista está “preparado para servir” o Reino Unido e que quer tentar formar um Governo em minoria, segundo explicou em uma reunião na sede de seu partido.

Corbyn exigiu a renúncia da primeira-ministra durante a madrugada. May “perdeu cadeiras conservadoras, perdeu votos, perdeu respaldo e perdeu confiança. Eu diria que é o suficiente para ir embora”, reforçou Corbyn em um discurso inflamado em Islington North, a circunscrição do centro de Londres pela qual foi reeleito.

A primeira ministra, que também revalidou sua cadeira, manteve sua postura e afirmou em um evento à noite em seu distrito que só seu partido, o conservador, é capaz de garantir a estabilidade de que o Reino Unido necessita em tempos difíceis como estes. “O país precisa de um período de estabilidade e, quaisquer que sejam os resultados, o Partido Conservador vai garantir que possamos cumprir essa tarefa de garantir a estabilidade”, afirmou May.

O cenário desenhado traz um Governo conservador em minoria ou até, apesar de ser menos provável, uma maioria alternativa liderada pelos trabalhistas. O temor a esses cenários provocou uma queda inicial da libra de 2%, seu nível mais baixo em seis semanas.

Os conservadores sofreram um forte retrocesso em termos de vagas. E isso levando em conta que sem os obtidos pelos escoceses —algo inédito— liderados por Ruth Davidson, a noite de May teria sido ainda mais dura. Enquanto isso, os trabalhistas de Corbyn, com um programa eleitoral baseado nas políticas contrárias à austeridade muito próximo dos jovens e afastado das elites políticas, avançou notavelmente em parlamentares. Um resultado muito melhor do que o esperado. O nacionalismo escocês, por sua vez, perdeu muito do terreno que tinha conquistado, de forma extraordinária, em 2015: o SNP de Nicola Sturgeon se mantém como terceira força política do país, mas sem tantos parlamentares.

A campanha demonstrou os pontos fracos da liderança e o projeto da pessoa que, ao se confirmar a recontagem nesta sexta-feira pela manhã, deverá dar início como primeira-ministra, dentro de 10 dias, as negociações para romper com a UE. Essa será a prioridade do Governo que sair do Parlamento eleito pelos britânicos no dia 8. Mas outras frentes também o aguardam. Entre elas, a segurança nacional ameaçada pelo terrorismo jihadista e as tensões territoriais encarnadas no desafio independentista escocês.

Trata-se de um fracasso que vai marcar a carreira de May e o futuro imediato do país. Em 18 de março passado a primeira ministra anunciou sua intenção de adiantar o pleito em busca de uma maioria mais ampla que reforçasse sua posição negociadora na Europa.

A derrocada do antieuropeu e populista UKIP —o partido que, com 12,5% dos votos em 2015 e apenas uma cadeira, marcou a agenda política dos últimos anos— prometia que um bom número de votos voltaria a mãos conservadoras. A crise do trabalhismo, com os deputados em guerra contra um líder que tira votos do partido à esquerda, fazia sonhar com votos do centro. May quis tudo para si. Apelou aos órfãos do UKIP com dureza falando do Brexit e da imigração. Aos trabalhistas descontentes, quis oferecer um conservadorismo “para a classe trabalhadora”.

Era um roteiro ambicioso que, no papel, funcionava. Mas a coreografia ficou complicada demais. E May, a atriz principal, não esteve à altura.

O líder do UKIP, o partido que promoveu a saída britânica da UE, Paul Nuttall, demitiu-se na quinta-feira, dia 8, depois de não obter nenhuma cadeira e menos de 2% dos votos: “Deixo a liderança do UKIP de imediato. Isso permitirá ao partido ter um novo líder para o congresso de setembro”.

O cenário complica o colossal trabalho legislativo exigido pela saída da União Europeia. As consequências para o Brexit são imprevisíveis, mas, em todo o caso, representa um revés para a linha dura que May vem defendendo. Um Governo em minoria, ou uma maioria alternativa, poderia favorecer um Brexit mais suave na medida em que a postura negociadora teria de ser mais consensual.

Nas eleições desta quinta-feira a primeira ministra perdeu parte de sua autoridade. May, que sucedeu David Cameron sem passar pelas urnas, era uma incógnita. Na primeira campanha que trava da primeira fileira, mostrou-se nervosa, distante, forçada. Repetiu slogans mecanicamente, não se aprofundou. Cometeu erros gravíssimos: a insólita emenda ao programa eleitoral, quatro dias depois de se candidatar, se somou a um longo histórico de retificações que a afastam da imagem de “líder estável” que quer projetar. A campanha, longe de reforçar sua figura no país e na Europa, deixou à mostra suas fraquezas. E os dois atentados cometidos por jihadistas em Manchester e Londres durante a campanha colocaram sob foco seu legado de cortes no Ministério do Interior.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_