Estado Islâmico reivindica autoria de ataque contra resort em Manila
Vários homens abriram fogo de forma indiscriminada, segundo testemunhas
Vários homens armados abriram fogo, nesta quinta-feira, num complexo turístico em Manila, capital das Filipinas, informaram as autoridades do resort. O Estado Islâmico (EI) assumiu a autoria do atentado, perpetrado por lobos solitários, segundo o grupo de inteligência SITE. A polícia e a SWAT se posicionaram ao redor do Resorts World Manila por volta da 1h30 (14h30 no horário de Brasília). O complexo – formado por um hotel, um cassino, um shopping e um cinema – informou, através do Twitter, que foi isolado pelas forças de segurança após o ataque e que os atiradores ainda não haviam sido identificados. Segundo a Reuters, um porta-voz do Exército das Filipinas afirmou pouco depois que a polícia já controlava a situação no local sob a supervisão do Exército.
Após o isolamento, a polícia filipina começou a evacuar o complexo turístico – localizado próximo ao aeroporto de Manila –, informaram os jornais locais citados pela agência Efe. Diversas testemunhas afirmaram que ambulâncias e veículos dos bombeiros também se dirigiram ao hotel, onde se vê uma densa fumaça, de acordo com uma fonte citada pelo jornal Inquirer.
Um funcionário do resort informou ao site local Rappler que um grupo de homens armados e mascarados penetrou no hotel e abriu fogo de forma indiscriminada. O funcionário, identificado como Roberto Palao Junior, disse que as balas atingiram um número indeterminado de pessoas. Outros empregados relataram que o tiroteio ocorreu no segundo andar, mas não deram outros detalhes. Só disseram que alguns clientes do hotel fugiram pelas janelas com o início dos disparos. A CNN nas Filipinas informou que explosões também foram ouvidas. A empresa dona do imóvel declarou pelo Twitter que colabora com a polícia “para garantir que todos os clientes e funcionários estejam a salvo”. “Pedimos suas orações neste momento difícil”, publicou a Resorts World Manila na rede social.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.