“Covfefe”: um misterioso tuíte de Trump à meia-noite incendeia a internet
Depois da publicação, o presidente brincou com o assunto, mas sem revelar o significado da mensagem


O tuíte mais popular de Donald Trump nas últimas semanas não é escandaloso, nem insultante. É incompreensível. Pouco depois da 0h desta quarta-feira (1h em Brasília), a conta pessoal do presidente dod Estados Unidos publicou uma mensagem que dizia: “Apesar da constante imprensa negativa covfefe”. Sim, covfefe. Em duas horas, mais de 70.000 pessoas já tinham retuitado o enigma. E no começo da manhã a onda era tamanha que o próprio Trump brincou com o assunto, publicando um tuíte desafiador: "Quem consegue decifrar o verdadeiro sentido de ‘covfefe’? Divirtam-se”.
O que o bilionário presidente queria dizer? A parte de “imprensa negativa” está dentro do previsível. A composição da frase parece indicar que Trump vai contrapor algum elemento à cobertura midiática… mas aí, covfefe. Nas primeiras duas horas, o Twitter explodiu em interpretações e piadas sobre uma palavra que nem sequer se pode entender como uma errata. O que o presidente tentou escrever? O debate com toda certeza passará do Twitter para a política real nesta quarta.
A explicação mais plausível é que estivesse tentando escrever “coverage” (cobertura, em inglês), de forma que seria “the negative press coverage” (a cobertura negativa da imprensa). Mas isso não explica por que a frase ficou pela metade.
Às 2h30 da madrugada (hora local), o tuíte continuava disponível.
Uma enxurrada de piadas sobre covfefe encheu o Twitter em questão de minutos. #covfefe era a tendência global número um no horário em que a atividade da rede social começa a crescer na Europa. Esta foi a reação do dicionário Webster:
Wakes up.
— Merriam-Webster (@MerriamWebster) May 31, 2017
Checks Twitter.
.
.
.
Uh...
.
.
.
📈 Lookups fo...
.
.
.
Regrets checking Twitter.
Goes back to bed.
A revista Fusion respondeu: “Você está bem, Donald?". E depois publicou até uma pesquisa sobre a pronúncia correta de covfefe.
You OK, Donald? pic.twitter.com/JdFUrFgjvC
— Splinter (@splinter_news) May 31, 2017