_
_
_
_
_

EUA fazem teste sem precedentes para interceptar mísseis no Pacífico

Ensaio acontece depois das tentativas coreanas de lançar um míssil balístico de longo alcance

Curiosos observam lançamento do míssil
Curiosos observam lançamento do míssilREUTERS
P. X. de Sandoval
Mais informações
Míssil norte-coreano ofusca cúpula chinesa sobre nova Rota da Seda
Após impeachment, sul-coreanos elegem defensor do diálogo com a Coreia do Norte
Coreia do Norte denuncia complô da CIA para matar Kim Jong-un
O que a Coreia do Norte compra e vende ao mundo?

O Exército dos Estados Unidos realizou nesta terça-feira um teste sem precedentes para comprovar sua capacidade de interceptar um míssil balístico no Pacífico. O teste acontece em pleno aumento da tensão por causa das repetidas tentativas por parte da Coreia do Norte de lançar um míssil balístico capaz de que atravessar parcial ou totalmente o oceano em direção à costa Oeste dos EUA.

Entre o meio dia e as 16h16, horário da Califórnia (16h e 20h16 em Brasília), um míssil seria lançado da base de testes do Atol de Kwajalein, nas Ilhas Marshall. De acordo com o plano de testes, em algum lugar sobre o Pacífico o míssil seria interceptado por outro, lançado da base aérea de Vandenberg, localizada na costa do Sul da Califórnia, entre as cidades de Santa Barbara e Santa Maria.

O lançamento do míssil de interceptação seria visível de Los Angeles, embora o impacto não pudesse ser visto da costa dos EUA.

O objetivo da prova é testar a resposta a um possível ataque da Coreia do Norte contra alvos norte-americanos no Pacífico ou na própria costa Oeste no caso desse país conseguir desenvolver mísseis balísticos de longo alcance capazes de cruzar o oceano com uma ogiva nuclear. A capacidade militar real da Coreia do Norte é um mistério. Existe a convicção internacional de que ela ainda não possui essa capacidade, mas é seu objetivo declarado alcançar alvos nos Estados Unidos e os testes que realiza vão nessa direção.

Míssil lançado da Califórnia
Míssil lançado da CalifórniaLUCY NICHOLSON (REUTERS)

O teste acontece apenas dois dias depois de a Coreia do Norte ter lançado o que era aparentemente uma tentativa de míssil balístico de longo alcance, que chegou a 450 quilômetros a Leste. As imagens desse lançamento foram transmitidas nesta terça-feira pela televisão norte-coreana. Em um recente vídeo de propaganda de Pyongyang, mísseis nucleares norte-coreanos destruíam a cidade de San Francisco.

O sistema de intercepção foi testado 17 vezes desde 1999, nove delas com êxito, de acordo com dados publicados pela CBS. No entanto, desta vez o alvo é um míssil especialmente projetado para se comportar como um míssil balístico intercontinental, razão pela qual voa mais alto e mais rápido do que nos outros testes, explicou à citada rede de televisão Christopher Johnson, porta-voz da Agência de Mísseis de Defesa.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_