_
_
_
_
_

Acuado pela delação da JBS, Temer passa ao ataque e tenta anular as provas contra ele

O presidente pediu a suspensão de seu inquérito no STF e chamou Joesley de falastrão. Fachin ordena uma perícia para comprovar a gravação que acusa o peemedebista

Temer durante pronunciamento neste sábado.
Temer durante pronunciamento neste sábado.Igo Estrela (Getty Images)
Mais informações
Gravação da JBS coloca Governo Michel Temer à beira do abismo
JBS e o segundo mergulho profundo nas entranhas corruptas do Brasil
Com áudios de Temer e cerco a Aécio, Lava Jato se descola do rótulo anti-PT

O presidente Michel Temer (PMDB) oficializou neste sábado a sua principal estratégia de defesa a partir de agora, atacar seus delatores e tentar anular as provas que o envolvem em graves suspeitas de corrupção. Em pronunciamento feito no Palácio do Planalto, o peemedebista anunciou que pedirá a suspensão do inquérito contra ele que tramita no Supremo Tribunal Federal e chamou Joesley Batista, o magnata da JBS, de “falastrão” e “criminoso”, que teria ganhado milhões de dólares ao especular na bolsa de valores por conta da crise política criada pela denúncia feita ao Ministério Público. Temer é investigado por três crimes: corrupção passiva, obstrução à investigação e constituição e participação em organização criminosa.

O peemedebista decidiu fazer o seu pronunciamento depois que o jornal Folha de S. Paulo publicou uma reportagem dizendo que um perito judicial considerou que o áudio apresentado por Joesley ao Ministério Público teria sofrido edição. Essa gravação foi apresentada como prova pelo empresário de que o presidente tentava comprar o silêncio de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o ex-presidente da Câmara que está preso na operação Lava Jato e sempre foi aliado de Temer. A ideia de suspender a investigação contra o presidente partiu de seu advogado, o criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira. Protocolado no STF, ainda não há uma decisão sobre o pedido.

Agora, inicia-se uma espécie de guerra de perícias. No mesmo dia que a Folha publicou essa reportagem dizendo da possibilidade de adulteração, O Globo divulgou outra mostrando que não houve alterações. Em nota, a J&F, holding que controla a JBS, disse que todo o material gravado foi entregue na íntegra, sem qualquer tipo de edição. Disse ainda que é natural que, “em função da densidade das delações, surjam tentativas de desqualifica-las”.

O procurador geral, Rodrigo Janot, também não demorou em responder ao presidente que a gravação passou por avaliação técnica, que constatou que o material é confiável, informa Talita Bedinelli. "Ademais, a referida gravação é harmônica e consentânea com o relato da colaboração de pelo menos quatro colaboradores", disse Janot em nota à imprensa. Porém, o procurador não se opôs a fazer uma perícia. Um pouco mais tarde o relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, anunciou que mandará a gravação para ser checada pelo Instituto Nacional de Criminalística da Policia Federal. O STF não suspendeu por enquanto o inquérito ao presidente, ainda que Fachin tenha oficiado o pedido de Temer à presidência do tribunal para o colegiado do órgão decidir sobre essa questão na próxima quarta-feira. 

Temer chamou a gravação de clandestina, disse que ela foi “manipulada e adulterada com objetivos nitidamente subterrâneos”. O que o presidente não diz é que a maneira como ele recebeu Joesley também foi clandestina. O empresário entrou no Palácio do Jaburu sem se identificar na portaria e conversou com o presidente, por volta das 22h40 do dia 7 de março deste ano, na garagem do imóvel. Ou seja, se não fosse a delação da JBS, jamais esse encontro entre o chefe do poder Executivo e um cidadão que responde a cinco inquéritos policiais se tornaria público. Sobre a hora em que recebeu o empresário, Temer disse que habitualmente trabalha até meia noite e que não havia nada de mais no horário do encontro.

No seu pronunciamento, em que não respondeu a perguntas, Temer não entrou em confronto direto com o Ministério Público mas criticou a situação em que o acordo de delação permitiu deixar aos donos da JBS. O presidente disse que Joesley cometeu o “crime perfeito” e está livre, passeando pelas ruas de Nova York. “A notícia foi vazada, seguramente por gente ligada ao grupo empresarial, e antes de entregar a gravação, comprou 1 bilhão de dólares. Porque sabia que isso provocaria o caos no câmbio. De outro lado, sabendo que a divulgação da gravação também reduziria o valor das ações de sua empresa, as vendeu antes da queda da Bolsa”.

Ainda na tentativa de invalidar o que dizem seus acusadores, Temer citou que nos últimos dois governos – dos quais ele fez parte ou como aliado da gestão Lula ou como vice-presidente, de Dilma Rousseff – a JBS obteve empréstimos bilionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Mas, que agora, o banco está sendo moralizado, assim como a Petrobras. Essa fala foi um afago também aos presidentes das duas instituições, Maria Silvia Bastos Marques e Pedro Parente, respectivamente. Ambos ameaçaram deixar o Governo depois da divulgação das investigações. “Há quem queira me tirar do Governo para voltar aos tempos em que faziam tudo o que queriam com o dinheiro público e não prestavam contas a ninguém. Quebraram o Brasil e ficaram ricos”, disse.

Sobre a inação dele diante do relato de uma série de crimes feito por Joesley (como compra de juízes e de um procurador) Temer disse que não acreditou na narrativa dele e, por isso, não tomou nenhuma atitude. “Ele é um conhecido falastrão exagerado. Aliás, depois, em depoimento, disse que tinha inventado essa história. Nem era verdadeira. Era fanfarronice que ele utilizava naquele momento”. Mas a apuração judicial demonstrou que o procurador estava na verdade comprado, pelo menos por um dos advogados da JBS. Era o membro do Ministério Público Federal Ângelo Goulart Villela, preso na quinta-feira a pedido do próprio procurador geral Rodrigo Janot.

A oposição reagiu imediatamente ao pronunciamento do presidente. Disse Carlos Zarattini, líder do PT na Câmara: “O pronunciamento é de uma desfaçatez total. Ele tenta mudar os fatos e criar uma interpretação própria. Ele faz uma lógica de sair desse buraco que ele se meteu jogando a culpa no Joesley e no PT.”

Um sinal de que faltou apoio a quem tem a caneta presidencial em mãos ficou explícito durante o próprio pronunciamento. Apenas um ministro estava presente, Antonio Imbassahy (PSDB), da secretaria de Governo. Dos três parlamentares que assistiram à fala, dois são antigos aliados de Eduardo Cunha, Carlos Marun e Darcísio Perondi, e o outro era Lúcio Vieira Lima, irmão de Geddel Vieira Lima, ministro que pediu demissão depois de um escândalo já na gestão Temer.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_