_
_
_
_

Terceiro gênero do México: o povoado onde homens assumem papeis das mulheres

Chamados de muxes, eles são respeitados nas famílias tradicionais e vistos como os melhores filhos

Jacobo García
Retrato de Kazandra, vestida com o traje tradicional do Istmo de Tehuantepec, junto ao altar da família. Em todas as casas zapotecas, é possível encontrar um altar dedicado aos entes queridos falecidos, com seus retratos e estampas de santos.
Retrato de Kazandra, vestida com o traje tradicional do Istmo de Tehuantepec, junto ao altar da família. Em todas as casas zapotecas, é possível encontrar um altar dedicado aos entes queridos falecidos, com seus retratos e estampas de santos.NURIA LÓPEZ TORRES
Mais informações
“É humilhante que tenhamos de nos trocar em banheiros públicos”
A América Latina em 39 talentos literários
Como homens e mulheres veem a violência de gênero?

Dizem em Juchitán que São Vicente, patrono dessa região do sul do México, viajava com três sacos cheios de grãos que ia distribuindo por todo o país. Em um deles, estavam os grãos masculinos; no outro, os femininos; e, em um terceiro, eles eram misturados. “Em Juchitán, o terceiro saco rasgou”, brincam os habitantes das comunidades zapotecas. Bem na cintura do México, no Istmo de Tehuantepec (Estado de Oaxaca), vivem os muxes, indígenas nascidos com sexo masculino que assumem papeis femininos.

Conhecidos como o terceiro sexo do México, acredita-se que a palavra “muxe” venha da adaptação fonética da palavra espanhola “mujer” (mulher). Os zapotecos formavam, a seu tempo, uma das civilizações mais avançadas da Mesoamérica.

Os muxes, presentes já na época pré-colombana, são respeitados nas famílias tradicionais, onde são considerados os melhores filhos, pois, diferentemente dos heterossexuais, que acabam virando independentes, eles nunca saem de casa e se tornam um ponto de apoio incondicional, especialmente para as mães. Em algumas famílias sem filhas, ocorre até mesmo de as mulheres criarem um dos filhos homens como se fosse uma menina.

Veja aqui a galeria de fotos dos muxes.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_