_
_
_
_
_

Ciberataque paralisa 16 hospitais do Reino Unido

No ataque, as telas exibem uma mensagem pedindo dinheiro como resgate para libertar as informações sequestradas

Tela de uma mensagem do sistema de saúde hackeado.
Tela de uma mensagem do sistema de saúde hackeado.@fendifille/Twitter/PA
Mais informações
EUA investigam um ciberataque da China contra funcionários públicos
EUA acusam Rússia de promover ciberataques para interferir na campanha eleitoral
As guerras do século XXI: tanques e ciberataques no mesmo campo de batalha

Um ciberataque atingiu nesta sexta-feira o Serviço Nacional de Saúde (NHS, em suas siglas inglesas) da Inglaterra e deixou praticamente paralisados os computadores e telefones de ao menos 16 hospitais e ambulatórios de Londres, Nottingham ou Herefordshire, entre outros locais. Trata-se de um ataque ransomware, no qual as telas exibem uma mensagem exigindo dinheiro como resgate para libertar as informações sequestradas.

"O ataque não tinha como objetivo específico o NHS e está afetando a organização de uma ampla categoria de setores", segundo o próprio serviço. Vários hospitais tiveram que desligar os computadores e utilizar papel e lápis para poder operar com alguma normalidade, informa a BBC. Em muitos outros as reservas foram canceladas até que o sistema volte a operar.

O próprio serviço informou através da página NHS Digital que é um ataque com "uma variante de malware Decryptor Wanna" e que o ataque não se limita ao serviço de saúde. A nota acrescenta que não há nenhuma evidência de que foram subtraídos registros médicos dos pacientes.

As autoridades de saúde de Blackpool (cidade a noroeste da Inglaterra) informaram no Twitter sobre "um problema no computador que está afetando alguns dos sistemas em consultas médicas." "Por favor, evite contato com o centro médico se não for absolutamente necessário", pediram aos cidadãos, enquanto divulgaram o número de telefone nacional para casos médicos não urgentes.

Já os responsáveis pelo serviço de saúde do condado de Derbyshire indicaram que seus sistemas de computador foram "temporariamente apagados". De acordo com a mídia local, os trabalhadores do sistema de saúde receberam mensagens em seus computadores solicitando uma quantia de dinheiro para restaurar seus arquivos.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_