Pular para o conteúdo
_
_
_
_

Lula discursa a apoiadores após depor a Sérgio Moro em Curitiba

Pela primeira vez, o ex-presidente encontra o juiz federal no âmbito da Operação Lava Jato

Lula chega para depor.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva depôs pela primeira vez, nesta quarta-feira, ao juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba, em um julgamento que extrapolou os limites do tribunal e ganhou as ruas. Vários movimentos de esquerda, organizados na Frente Brasil Popular, estão na capital paranaense para mostrar apoio a Lula, enquanto defensores da Lava Jato espalharam pela cidade outdoors com os dizeres: “Seja bem-vindo. A República de Curitiba te espera de grandes abertas”. Os dois grupos — os que apoiam Lula e os que apoiam Moro — prometeram se manifestar diante da Justiça Federal do Paraná.

O líder petista é acusado de ser beneficiário de um tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo. De acordo com denúncia da força-tarefa da Operação Lava Jato, o imóvel foi ofertado a ele pela empreiteira OAS como parte do pagamento de propinas referente a três contratos obtidos pela empreiteira junto à Petrobras. No mesmo processo, Lula também é acusado de ter recebido outras vantagens indevidas por parte da construtora, que teria arcado com os custos do transporte e armazenamento de seu acervo presidencial. Lula nega todas as acusações.

Acompanhe a cobertura do depoimento do ex-presidente Lula em Curitiba:

Rodolfo Borges
Felipe Betim
O discurso de Lula, ainda que curto, teve uma série de frases de efeito. Cinco dessas frases também servem para resumir o que foi sua fala: "Eu não tenho tamanho para receber tamanha solidariedade"; "Eu não tenho com vocês uma relação de candidato e eleitor, eu tenho com vocês uma relação de companheiro de lutas"; "Eu não quero ser julgado por interpretações, quero ser julgado por provas"; "Se eu tiver que mentir pra vocês, prefiro que um ônibus me atropele em qualquer esquina"; "Se a elite não sabe consertar este país, então um metalúrgico com estudo primário vai consertar".
Felipe Betim
O ato a favor de Lula começa a se dispersar do centro de Curitiba.
Gil Alessi
Advogado de Lula diz que o juiz Moro fez uma "cena política" na audiência. "Perguntou o que o ex-presidente achava do caso Mensalão. O que isso tem a ver com a ação penal de hoje?", indagou Zanin.
Felipe Betim
Lula então termina dizendo: "Educação não é gasto, é investimento. Um abraço para vocês!"
Felipe Betim
O ex-presidente disse ainda que pessoas como ela deveriam lutar "contra o Governo do escola sem partido fascista". Em sua fala, a estudante disse estar muito emocionada e agradece a oportunidade.
Felipe Betim
Lula introduz uma menina que acabou de se filiar ao PT "por causa das coisas que andam fazendo" com ele, encorajando-a dizer o que pensa.
Felipe Betim
Lula pegou de novo o microfone e voltou a falar.
Gil Alessi
"Não existem provas da culpa se Lula, mas existem inúmeras provas de sua inocência", diz advogado do ex-presidente. Para ele ficou "evidente" que o tríplex sempre foi da OAS.
Felipe Betim
Acostumado a fazer discursos longos, dessa vez Lula falou durante uns poucos minutos. Explicou que tinha que voltar a São Paulo.
Felipe Betim
Lula termina seu discurso dizendo que respeita a Constituição e a Justiça, mas que espera ser respeitado também.
Felipe Betim
"Se a elite desse país não sabe consertar este país, então um metalúrgico com estudo primário vai consertar", diz Lula, que promete voltar.
Felipe Betim
"Digo em meu nome, em nome do meu partido, dos movimentos que estão aqui... se um dia eu tiver que mentir para vocês...", discursa Lula, que essa hora começa a chorar.
Gil Alessi
Cristiano Zanin, advogado de Lula, afirmou após a audiência que "os procuradores quiseram fazer perguntas sobre questões políticas que nada tem a ver com o triplex ou outros objetos da ação". Segundo ele, ficou claro que a acusação não tem provas.
Felipe Betim
"Eu queria que fosse transmitido porque minha mãe dizia que não se sabe se uma pessoa tá falando a verdade pela boca, mas sim pelos olhos".
Felipe Betim
"Me perguntaram se eu conhecia o Vaccari. É óbvio que conheço e não tenho vergonha de quem conheço".
Felipe Betim
"Se um dia eu tiver cometido um erro, não quero ser julgado só pela justiça. Quero ser julgado antes pelo povo brasileiro".
Felipe Betim
"Minha relação com vocês não é de candidato e eleitor, mas sim de companheiro de luta. Seus avós e seus pais confiaram em mim, agora espero que seus filhos confiem em mim."
Felipe Betim
"É gratificante saber que vocês confiam em alguém está sendo massacrado. Se não fossem vocês, não suportaria o que estão fazendo comigo".
Felipe Betim

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

¿Tienes una suscripción de empresa? Accede aquí para contratar más cuentas.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_