_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Parar Maduro

Comunidade internacional deve agir contra o regime venezuelano

El País
Maduro segura cópia da Constituição durante discurso.
Maduro segura cópia da Constituição durante discurso.HANDOUT (REUTERS)

Em vez de libertar os presos políticos, convocar eleições presidenciais e dar assim uma saída democrática para a crise institucional que vive a Venezuela, o presidente Nicolás Maduro decidiu explodir a ordem constitucional de seu país. Com o fracasso de sua tentativa de eliminar os poderes da Assembleia Nacional, Maduro agora quer conseguir uma legalidade à sua medida na qual não haja oposição ao seu regime.

Mais informações
Dois manifestantes morrem em mais um dia violento na Venezuela
Venezuela anuncia sua retirada da OEA
Confrontos carcerários matam 12 na Venezuela

Com sua ameaça de ruptura definitiva da ordem constitucional vigente, Maduro coloca a Venezuela ante o dilema mais dramático das últimas décadas. Usando sua habitual linguagem incendiária, o mandatário venezuelano diz aos cidadãos que a alternativa a seus planos é o confronto. Seu apelo – criticado até pelo chavismo – a entidades sem base jurídica como “os poderes originais” e a delirante definição de um projeto constituinte com a participação de 500 “representantes da comunidade” que ninguém sabe como seriam eleitos (só a quem serviriam) desenham um presidente determinado a transformar seu país em uma ditadura com ele à frente.

A soberania popular da Venezuela está legitimamente representada pela Assembleia Nacional, eleita democraticamente em dezembro de 2015 e na qual a oposição tem uma maioria incontestável. Maduro tentou por todos os meios – legais e ilegais – privá-la de seu direito e dever de legislar. O mandato da Assembleia não pode ser anulado com o pretexto da convocação de um processo constituinte. E a Constituição venezuelana – impulsionada pelo próprio Hugo Chávez – não pode ser anulada pela mera vontade de um governante encurralado, incapaz de lidar com a crise econômica e sem qualquer diálogo com a oposição.

Durante mais de um ano, Maduro deixou escapar oportunidades que não só teriam significado uma boa solução para a Venezuela, mas que inclusive teriam permitido que ele saísse bem da situação. Desprezou apelos, mediações e boas intenções de personalidades, organizações e Estados que se ofereceram para colaborar na obtenção de um acordo com essa maioria de venezuelanos que ele pretende deixar à margem da lei. Inclusive desprezou e ignorou a enorme pobreza de seu povo recorrendo a promessas inconsistentes e impossíveis de cumprir.

Nem a comunidade latino-americana nem a europeia podem consentir que Maduro e seus colaboradores acabem com a Constituição, a Assembleia e, portanto, com a democracia e as liberdades dos venezuelanos. Tanto a OEA como a União Europeia deveriam advertir o regime venezuelano das sérias consequências (incluindo a possibilidade de aplicar sanções, como a proibição de viajar e o congelamento de ativos no exterior) às quais estão expostos seus líderes se decidirem continuar por esse caminho. E a Espanha, como ponte e representante dos valores democráticos que unem os dois continentes, deveria estar profundamente envolvida na sobrevivência da democracia na Venezuela.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_