_
_
_
_

Primeira juíza muçulmana dos EUA é encontrada morta em Nova York

Polícia encontrou o corpo da magistrada Sheila Abdus-Salaam flutuando no rio Hudson

A juíza Sheila Abdus-Salaam em Nova York em 2013.

A primeira mulher muçulmana a obter o cargo de juíza nos Estados Unidos foi encontrada morta no rio Hudson, em Nova York, na tarde de quarta-feira, 12 de abril, de acordo com informações da polícia. O corpo de Sheila Abdus-Salaam, de 65 anos, estava flutuando no rio quando as autoridades receberam uma ligação de alerta. Ao chegar ao local, a polícia retirou a mulher – completamente vestida – da água e comprovou sua morte.

heila Abdus-Salaam ao ser nomeada na Corte de Apelações de Nova York, em 2013.
heila Abdus-Salaam ao ser nomeada na Corte de Apelações de Nova York, em 2013.Mike Groll (AP)

O marido da juíza e seus familiares reconheceram o corpo. “Uma autópsia determinará a causa da morte”, informou um porta-voz da polícia. Segundo o New York Post, a família da juíza denunciou seu desaparecimento na manhã da mesma quarta-feira.

Abdus-Salaam, nascida em Washington, se transformou na primeira mulher afro-americana nomeada à Corte de Apelações quando o então governador democrata Mario Cuomo a designou para o Tribunal Superior do Estado em 2013. Cuomo faleceu em 2015 e agora seu filho, Andrew Cuomo, ocupa o mesmo cargo. “A juíza Sheila Abdus-Salaam foi uma jurista pioneira que dedicou sua vida ao serviço público na busca de uma vida mais justa para todos em Nova York”, afirmou em um comunicado. E na sequência publicou uma mensagem de condolências no Twitter.

Abdus-Salaam aparece na enciclopédia Princeton de ‘História política americana’ como a primeira juíza muçulmana a servir nos tribunais norte-americanos. Formada pela Universidade de Barnard e pela faculdade de direito de Columbia, Abdus-Salaam começou sua carreira de advogada no Brooklin em 1991 ao mesmo tempo em que trabalhava como advogada auxiliar do Estado de Nova York, de acordo com o site da Corte de Apelações.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_