Barça espera iniciar as obras do novo Camp Nou em 2018
Clube eleva o custo da operação até 2,14 bilhões de reais e ganha quase 100.000 metros quadrados em área edificável
O FC Barcelona trabalha com a previsão de poder iniciar em 2018 as obras de construção do novo Camp Nou, com capacidade para 105.000 espectadores. Será um estádio totalmente transformado, aproveitando a estrutura do atual e construído em etapas, de modo que a equipe possa continuar jogando enquanto prosseguem as obras, que poderiam ser concluídas entre 2021 e 2022.
O clube acerta os últimos detalhes de seu projeto Espai Barça e, com o aval da Prefeitura da cidade, divulgou as modificações efetuadas ao longo de um processo que continua aberto e espera que seja aprovado dentro de um ano. Trata-se de uma proposta ainda não concluída, embora já tenha sido exposta diante das entidades de moradores de Les Corts e será igualmente comunicada aos diferentes grupos políticos representados na Prefeitura de Barcelona, depois de meses de trabalho das equipes técnicas de urbanismo, mobilidade e sustentabilidade da administração municipal e do clube com base na proposta aprovada por 72% dos sócios do Barcelona, que votaram em abril de 2014.
São ampliados a área pública e os espaços livres, com um investimento superior a 28 milhões de euros (95,2 milhões de reais), que se somam aos 600 milhões (2,05 bilhões de reais) em que estava orçado o Espai Barça. Como resultado da proposta, a cidade ganha 14.000 metros quadrados de solo, 18.700 metros quadrados de zonas verdes e o acesso a um grande espaço de uso público aberto e sem cercas, com mais de 40.000 metros quadrados. Além do investimento de 28 milhões de euros, o Barcelona custeia também os 52 milhões de euros (177 milhões de reais) para a construção subterrânea da área total de estacionamento, com capacidade para 3.200 carros e 1.000 motos.
O clube eleva a área edificável em 63.000 metros quadrados, com instalações para renovar o Camp Nou, construir os escritórios e o novo Palau, com capacidade para 12.000 espectadores, e 36.000 metros quadrados de outros usos para escritórios externos e um hotel. O plano prevê também a reforma de todas as ruas que rodeiam a propriedade do clube.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.