_
_
_
_

Cineasta iraniano indicado ao Oscar não poderá ir à cerimônia com a ordem de Trump

Presidente dos EUA proibiu a entrada no país de cidadãos de sete nações de maioria muçulmana Diretor de 'O Apartamento', que concorre a melhor filme estrangeiro, pode não ir à festa

Asghar Farhadi (à direita), com Shahab Hosseini, nas filmagens de ‘O Apartamento’
Asghar Farhadi (à direita), com Shahab Hosseini, nas filmagens de ‘O Apartamento’

O cineasta iraniano Asghar Farhadi, indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro por O Apartamento, não poderá comparecer à cerimônia de entrega do prêmio em Los Angeles em 26 de fevereiro por causa das novas medida contra a imigração aprovadas pelos Estados Unidos. Essa é a conclusão de vários meios de comunicação britânicos, já que a ordem executiva assinada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, proíbe a entrada no país de todos os refugiados durante os próximos quatro meses e de imigrantes de sete nações de maioria muçulmana, entre elas o Irã, por um período de pelo menos 90 dias.

Mais informações
Oscar 2017: veja a lista com todos os indicados
EDITORIAL: Não é ‘1984’, mas parece
Cerveja Corona e outras cinco marcas criticam o muro de Trump

O jornal The Independent cita várias fontes que confirmam que a nova normativa impedirá Farhadi de viajar aos Estados Unidos. A atriz protagonista de O Apartamento, Taraneh Alidoosti, já anunciou sua intenção de boicotar a cerimônia do Oscar precisamente por causa do fechamento de fronteiras aprovado por Trump, que considera “racista”. Mas segundo o presidente norte-americano, a medida serve para “manter terroristas islâmicos radicais” fora do país. “Só queremos aqueles que apoiem nosso país e que realmente gostem de nosso povo”, declarou Trump.

O festival de cinema de Tribeca, fundado por Robert de Niro em 1988, manifestou sua indignação na rede social Twitter. “Isso é inaceitável e de cortar o coração”, afirma uma mensagem da organização. Trita Parsi, responsável pelo Conselho Nacional Iraniano Americano, uma organização sem fins lucrativos que tenta dar voz aos iranianos que vivem nos Estados Unidos e promover o diálogo entre os dois países, também confirmou no Twitter a recusa a Farhadi: “Confirmado. Ele não poderá entrar nos EUA para ir ao Oscar”.

O Apartamento está sendo considerado como um dos principais favoritos ao prêmio de melhor filme estrangeiro, junto com o alemão Toni Erdmann. Os dois competem com o dinamarquês Terra de Minas, o australiano Tanna e o sueco Um Homem Chamado Ove. Farhadi já ganhou um Oscar na mesma categoria com o filme A Separação, em 2012.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_