_
_
_
_
_

Cerveja Corona e outras cinco marcas criticam o muro de Trump

Comercial ‘América é Grande’, em referência ao slogan do presidente, é o exemplo mais recente

Make America Great Again (“Faça a América Grande Outra Vez”) foi o slogan da campanha presidencial de Donald Trump, que o manteve em seus primeiros dias na Casa Branca. A frase, ainda que possa ser confusa mesmo para alguns de seus simpatizantes, tornou-se um dos lemas políticos mais memoráveis dos Estados Unidos. A marca de cerveja Corona aproveitou isso para fazer a sua própria campanha. Com o hashtag #AméricaesGrande, o fabricante lançou um comercial dizendo que a Trump que a América não é um país, mas um continente inteiro. O vídeo, publicado na semana passada, supera seis milhões de visualizações no YouTube.

Sob o slogan Desfronterízate (algo como “Deixe a noção de fronteira”), a marca também publicou vários comerciais com referências a Donald Trump e seu plano de construir um novo muro entre os EUA e o México. Um deles, protagonizado por Diego Luna, registra mais de 13 milhões de reproduções no Facebook desde 25 de novembro. “Todos ficamos incomodados com o muro que querem construir, mas também deveriam nos incomodar os muros que temos aqui”, diz o ator, convidando os mexicanos a acabar com os preconceitos e crenças que limitam o potencial do país.

Outras marcas mexicanas e globais também focaram suas propagandas publicitárias em Trump e no muro fronteiriço. A Coca-Cola lançou uma campanha nos EUA, no final de 2015, que consistia em colocar sobrenomes latinos nas latas de refrigerante, algo que a empresa fez no México alguns anos antes. No anúncio para promover a campanha, vários norte-americanos com sobrenome latino falam sobre o orgulho que sentem de sua identidade.

No comercial da companhia aérea Aeroméxico de maio de 2016, uma voz em off fala sobre o perigo de criar fronteiras físicas ou ideológicas.

A marca de câmeras 360fly fez uma paródia de Trump dando um discurso com o muro atrás de si. Nem ele nem seus simpatizantes percebem que os mexicanos encontraram várias maneiras de burlar a estrutura. “Adote uma visão mais ampla”, diz a frase que conclui o comercial.

A cerveja Tecate publicou outro anúncio em setembro, no qual um grupo de norte-americanos e outro de mexicanos tomam juntos numa zona fronteiriça, ignorando uma separação de concreto entre ambos.

Em outubro de 2016, a marca de refrigerantes Jarritos fez um anúncio, também em colaboração com Diego Luna, sobre a importância dos migrantes nos EUA. O comercial atingiu um milhão de reproduções no Facebook na semana de publicação.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_