_
_
_
_

Uma mulher negra será o símbolo da liberdade na moeda do dólar

A peça comemorativa é de ouro e vale 100 dólares

As moedas são algo mais que um meio de intercâmbio que representa seu peso em ouro. O cidadão pode ver sua própria história refletida nestas peças de metal. São, de fato, uma marca física permanente que permite recordar o passado de uma nação e abraçar os valores que defende para avançar na direção do futuro. Com esse princípio em mente, a casa da moeda dos Estados Unidos acaba de apresentar um dólar de ouro para comemorar seu 225º aniversário utilizando pela primeira vez o rosto de uma mulher negra para simboliza a liberdade.

Mais informações
Estados Unidos terão nota de 10 dólares com rosto de mulher em 2020
Teju Cole: “Autores negros insistem em suas origens africanas. As coisas não são assim”
O FBI chantageou Martin Luther King e o incitou ao suicídio em uma carta
Sem Obama em cena, cai o interesse eleitoral dos negros

A US Mint foi fundada em 1792. A primeira fábrica para cunhar as moedas foi estabelecida na Filadélfia. As primeiras que entraram em circulação, usando a prata da família Washington. Daí até os 16 bilhões de moedas produzidas em 2016. A que leva a denominação do dólar tem uma face reservada a Lady Liberty, o símbolo mais poderoso da maior democracia do mundo, e custará 100 dólares (323 reais)

A criação de uma moeda comemorativa costuma começar com uma ideia intangíve, que os designers traduzem depois em uma imagem reconhecível para os cidadãos. E embora esta moeda seja a representação de que os Estados Unidos podem sonhar grande e alcançar o impossível, também é uma crônica da dificuldade que o país sempre teve para conseguir a liberdade para todos os cidadãos.

A impressão emblemática do ideal da liberdade, o valor fundamental sobre o qual se sustenta a nação, é associada com uma mulher branca. A US Mint opta, assim, por distanciar-se do design clássico nesta moeda comemorativa, cunhando o rosto de uma mulher negra com uma coroa de estrelas junto com a inscrição “in God we trust”. O reverso conserva uma águia em pleno voo.

A moeda de ouro de 24 quilates, que entrará em circulação em 6 de abril, é a primeira de uma série que a cada dois anos representará também a Lady Liberty com o rosto de uma mulher asiática, uma hispânica e uma índia. Além disso, o Tesouro dos EUA vai substituir a imagem do presidente Andrew Jackson nas notas de 20 dólares pela da ativista e abolicionista Harriet Tubman.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_