Atentado com caminhão em Berlim: o que se sabe até agora
Pelo menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas
O que aconteceu? Pelo menos 12 pessoas morreram e 48 ficaram feridas (18 delas gravemente feridas) depois que um caminhão avançou sobre a multidão em um mercado de Natal. O veículo percorreu 80 metros até parar, segundo um porta-voz da polícia de Berlim.
Quem estava no veículo? A polícia prendeu o motorista do caminhão, que havia fugido do local. O copiloto morreu durante a ação. O veículo, com placas de Danzig (Polônia), pertence a uma empresa de transportes polonesa, segundo a rede de rádio e TV TVN24. O dono da empresa deu declarações a vários veículos de comunicação dizendo que seu primo havia viajado com o caminhão para Berlim com o objetivo de passar a noite na cidade, e a mulher deste afirmou que não conseguira mais falar com ele desde as quatro horas da tarde. O dono da empresa disse que não acredita que seu primo tenha provocado o acidente, pois tem 15 anos de experiência como motorista, e não descarta que o veículo tenha sido roubado.
Está confirmada a hipótese de atentado terrorista? A chanceler Angela Merkel confirmou que o ataque desta segunda-feira foi “um atentado terrorista” e que seu suposto autor “é um refugiado que havia pedido proteção” na Alemanha. “Com os dados que temos, precisamos partir do princípio de que se trata de um ato terrorista”, afirmou Merkel. Os primeiros sinais dados pelas autoridades já indicavam a hipótese de um atentado. O promotor geral do Estado assumiu o comando da investigação. À meia-noite (hora local), o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, afirmara que as circunstâncias do atropelamento maciço não estão claras, embora tenha observado que há sinais que indicam ter sido um ataque. “Não quero usar a palavra ‘ataque’ ainda, mas muitas coisas vão nessa direção”, disse. Na manhã desta terça-feira, a polícia de Berlim afirmou que o caminhão “foi conduzido deliberadamente em direção à multidão” e falou pela primeira vez em um “suposto atentado terrorista”. “Todas as medidas policiais diante do suposto atentado terrorista em Beitscheidplatz prosseguem à toda velocidade e com os cuidados necessários”, declarou a instituição pelo Twitter.
Havia suspeitas de que pudessem ocorrer atentados na Alemanha? A Alemanha estava em alerta contra possíveis ataques durante as festas natalinas.
O que as autoridades recomendaram? A polícia afirmou pelas redes sociais por volta das nove e meia da noite que o mais seguro para a população seria que todos ficassem em casa e evitassem espalhar rumores.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.