_
_
_
_
_

Novos documentos revelam que EUA conheciam plano de golpe na Argentina em 1976

Relatórios desclassificados da CIA revelam estratégias da Operação Condor para assassinar ativistas de direitos humanos

Entrega dos documentos desclassificados pelos EUA, em Buenos Aires.
Entrega dos documentos desclassificados pelos EUA, em Buenos Aires.Télam

“Um golpe militar contra a presidenta argentina (María Estela Martínez de Perón) pode ocorrer a qualquer momento. Somente as dúvidas de alguns oficiais-chave paralisam a decisão final. Os preparativos para o golpe estão prontos. Os navios e membros da Marinha já foram deslocados para pontos estratégicos por todo o país para controlar possíveis distúrbios após a tomada de poder.” O relatório da CIA, recebido pelo norte-americano Gerald Ford (1974-1977) em 5 de março de 1976, antecipava o golpe que aconteceria na Argentina 19 dias depois, em 24 de março.

Em 28 de fevereiro, agentes de inteligência dos EUA já haviam informado o presidente que um emissário do Exército argentino acabara de chegar em Washington “com instruções para o adido militar para prepará-lo para a tomada de poder em Buenos Aires”. O emissário também transmitiu orientações para responder à mídia dos EUA “sobre os eventos que ocorreriam” na Argentina. Esses textos fazem parte das mais de 500 páginas de novos documentos desclassificados pela administração de Barack Obama sobre a ditadura argentina.

“Isso adiciona provas documentais a uma verdade histórica que era conhecida na região: que os Estados Unidos estavam envolvidos no golpe de [Augusto] Pinochet no Chile e que, no mínimo, tinham conhecimento das rupturas institucionais nos outros países da região e não fizeram nada para evitá-los”, diz o diretor-executivo do Centro de Estudos Jurídicos e Sociais (CELS), Gastón Chillier. “Não há documentação que aponte para uma participação dos Estados Unidos no golpe, mas o presidente tinha todas as informações, e o poder se baseia nas informações”, disse por telefone Carlos Osorio, diretor do projeto do Cone Sul da National Security Archive (NSA), com sede nos EUA.

Mais informações
Um voo barato da Lamia que poderia ter saído muito caro para a Argentina
Macri começa a despedir milhares de servidores contratados pelo kirchnerismo
Argentina se entusiasma diante da possibilidade de sair da crise
Argentinos fazem fila de 15 km para comprar muito mais barato no Chile

O material entregue ao Governo de Mauricio Macri, que está disponível on-line, mostra detalhadamente cada um dos movimentos do Exército argentino e da Operação Condor, o plano repressivo lançado por vários regimes militares do Cone Sul para perseguir e assassinar guerrilheiros e opositores políticos e sindicalistas fora de suas fronteiras.

Pela primeira vez, são reveladas provas que até mesmo ativistas de direitos humanos reconhecidos internacionalmente foram alvos da repressão regional. “O objetivo básico da missão das equipes enviadas ao exterior pela Operação Condor era liquidar terroristas de primeira linha. Os não terroristas também eram candidatos a serem assassinados. O político da oposição uruguaio Wilson Ferreira e alguns líderes da Anistia Internacional foram mencionados como alvos”, observa um relatório de 9 de maio de 1977. Segundo o Governo dos EUA, os membros dessas equipes receberam um curso de capacitação em Buenos Aires” e os países participantes planejaram enviar uma equipe a Londres “disfarçados como homens de negócios, para monitorar atividades suspeitas na Europa”.

De acordo com a CIA, outro dos objetivos da Operação Condor “era coletar material sobre a adesão, localização e atividades políticas de grupos de direitos humanos para identificar e expor suas conexões socialistas marxistas e socialistas”. Os militares buscaram dados semelhantes sobre integrantes da Igreja Católica.

Um dos documentos mais chocantes é o depoimento de 14 páginas de Alfredo Bravo, copresidente e fundador da Assembleia Permanente de Direitos Humanos da Argentina. Bravo foi sequestrado por homens à paisana durante uma classe em setembro de 1977 e colocado em um carro sem placa em direção a um centro de detenção clandestino em La Plata (a 60 quilômetros ao sul de Buenos Aires), onde foi torturado por 10 dias.

“Aplicaram-lhe um aguilhão elétrico no peito, no pescoço e na cintura”, descreve o relatório enviado ao assessor de Segurança Nacional Zbigniew Brzezinski. “Bravo disse que, quando terminaram, estava ‘tão cheio de eletricidade’ que sua mandíbula e língua estavam paralisadas.” O ativista argentino também foi sistematicamente espancado, torturado com jatos de água gelada e fervente e submetido ao submarino, que consiste em submergir a vítima várias vezes até deixá-la a ponto de se afogar.

Este é o segundo lote de documentos desclassificados pelo governo Obama, como parte do compromisso assumido pelo presidente quando visitou a Argentina em março passado, em razão do aniversário de 40 anos do golpe de Estado. “Acredito que temos a responsabilidade de confrontar o passado com honestidade e transparência”, disse Obama.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_