_
_
_
_
_

Trump ameaça “liquidar o acordo” com Cuba

Eleito diz que Havana tem de oferecer condições melhores aos cubanos e aos EUA para manter pacto

Silvia Ayuso
Trump deixa sua residência na Flórida neste domingo.
Trump deixa sua residência na Flórida neste domingo.JOE SKIPPER (REUTERS)
Mais informações
Trump chama Fidel de “ditador brutal” e enterra a política de Obama
A morte do narrador
Frei Betto: “Fidel morreu feliz pela coerência da sua vida”

Donald Trump usou a linguagem que ele conhece melhor, a dos negócios, e as redes sociais para lançar nesta segunda-feira uma ameaça contra Cuba: se a ilha não melhorar as condições do “acordo” por meio do qual Washington e Havana vem confluindo para posições comuns há quase dois anos, assim que assumir a presidência dos EUA ele o dará por encerrado, jogando por terra a normalização das relações entre os dois países iniciada por Barack Obama.

“Se Cuba não se mostrar disposta a oferecer um acordo melhor para os cubanos, para o cubano-americanos e para o povo norte-americano em geral, “vou liquidar o acordo”, disse o presidente eleito no Twitter.

A mensagem nas redes sociais coincide com o início, em Cuba, das homenagens pela morte de Fidel Castro e com a chegada a Havana do primeiro voo comercial regular norte-americano para a capital cubana em meio século, um passo a mais no sentido da normalização das relações entre os dois países. Trata-se, além disso, da primeira mensagem que Trump emite sobre a ilha desde que comentou, no sábado, a morte do “brutal ditador” cubano.

Naquele comunicado, ele também prometia que, como presidente, fará o máximo possível “para garantir que os cubanos possam iniciar de uma vez por todas o seu caminho para a prosperidade e a liberdade”, embora não tivesse chegado a concretizar a ameaça que formulou nesta segunda-feira. Ainda assim, nesta nova mensagem, Trump também não explica o que ele estaria disposto a “liquidar” no quadro de uma relação crescente na qual também estão em jogo muitos interesses econômicos dos EUA.

A maioria dos especialistas avalia, por isso, que, embora Trump possa chegar a diminuir a velocidade do processo de normalização de relações e até mesmo segurar algumas medidas, é muito improvável que reverta todo os passos, pois isso implicaria um forte golpe contra grandes interesses econômicos norte-americanos, desde as grandes companhias aéreas até os agricultores, que também pressionam para que haja mais negócios com a ilha.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_