7 fotos

Esses são os absurdos que seu filho irá comer no Halloween

Ao invés de “gostosuras ou travessuras” seria melhor dizer “travessuras ou açúcares, amido, dextrina e azeite de palma”. E não seria um exagero. Mas... é o que as pessoas gostam!

Balas de goma: Cem gramas dessas guloseimas contêm 304 quilocalorias e 80 gramas de hidratos de carbono dos quais 62 são açúcares. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir 25 gramas de açúcar diários para adultos, e 17g para crianças menores. Ler as informações nutricionais dos alimentos é essencial se você quer levar uma vida saudável, mas não é fácil, principalmente quando se trata de saber o recomendável para os mais novos: uma informação nutricional inclui o valor energético (calorias) que cada 100 gramas ou mililitros do produto fornece, assim como a porcentagem que representa sobre a ingestão diária recomendada (IDR). Mas cuidado: esta usa como referência o que teoricamente deveria consumir uma mulher adulta, 2000 calorias, um número que pode causar enganos no caso de produtos destinados às crianças.
Balas de gelatina: Os simpáticos ursinhos são, como diz uma das marcas que os comercializam, “balas de goma com sabor de frutas”. Contêm dextrose, uma forma química de glicose (açúcar). “Favorece a médio-longo prazo o surgimento do diabete mellitus de tipo 2 e a obesidade. Deve ser evitado na alimentação, como outros tipos de açúcares de absorção rápida, com exceção dos presentes de forma natural em frutas e laticínios”, explica Luis Miguel Luengo, porta-voz da área de Nutrição da Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição (SEEN) e doutor do Hospital Universitário Infanta Cristina (Badajoz). Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a possível toxicidade dessa substância química ainda está sendo estudada. E depois, surpresa!: contém sal. Não em grande medida (0,07%), mas que entra na ingestão de sal diária (a OMS recomenda um máximo de 5 gramas por dia). O certo é que para igualar as calorias de 100 gramas de ursinhos seria preciso tomar sete copos de suco de laranja.
Balas de goma cobertas de açúcar: Você gosta de colocar ketchup na comida? Tudo bem, mas imagine tomar um pote e meio desse molho de uma vez. Terá igualado o conteúdo em açúcar de 100 gramas dessas guloseimas frutadas (concretamente 83,5g e 344 quilocalorias), comercializadas de diversas formas: refrigerantes, corações, etc. Entre seus ingredientes está o amido modificado de açúcar. Um tipo de amido modificado quimicamente para tornar os produtos mais resistentes ao calor e à refrigeração. “É uma forma de preservar a estabilidade do alimento em questão”, diz Roberto Cabo Moreta, farmacologista, nutricionista e coautor do livro A Dieta Alea (Ed. Planeta, 2015). Também contêm gelatina de porco, que segundo a PETA é obtida “a partir da pele, tendões, ligamentos e/ou ossos de porco, com água”. Dado que lhe interessará se você for vegetariano.
Balas: Cem gramas de balas contêm 381 quilocalorias e 95 gramas de hidratos de carbono dos quais todos são açúcares. Comer uma bala é chupar uma colherada de açúcar puro. É fácil fazer com que uma criança goste de sabores tão doces, mas existe alternativa: “Pedimos aos adultos que os doces oferecidos às crianças sejam frutas secas como passas, damascos e tâmaras, que têm sabores e texturas muito parecidos aos doces sintéticos”, diz María Colomer, da Fundação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas (FEDN). “As frutas secas fornecem, também, nutrientes de grande importância como o ômega 3, fibras, vitaminas e vários minerais – acrescenta Laura Zurita, da Associação de Dietistas-Nutricionistas de Madri (ADDINMA) –. Oferecidos de maneira atrativa, em pacotinhos e decorados, por exemplo, com um pouco de chocolate derretido, talvez possamos colocar um pouco da dieta mediterrânea nessa festividade que foi incorporada tão recentemente em nossa sociedade”.
Caramelos mastigáveis: Além de 42% de açúcares e dextrina (açúcar obtido do amido), os caramelos mastigáveis contêm azeite de palma, a variedade barata do azeite de oliva. “Na indústria alimentícia ele foi vendido como substituto das nocivas gorduras hidrogenadas, mas não é o mais adequado porque contém uma alta porcentagem de gorduras saturadas que prejudicam a saúde, aumentando, por exemplo, o colesterol ruim”, alertou, em uma entrevista a BUENAVIDA, María Astudillo Montero, bióloga, especialista em nutrição e diretora da Alea Consulta Dietética (Salamanca). Além disso, se você se preocupa com a natureza, é preciso saber que sua produção está acabando com muitas florestas tropicais. E os agrotóxicos que a monocultura industrial exige (fertilizantes e pesticidas) contaminam rios, reduzem a biodiversidade e podem ser um risco à saúde da população dessas regiões, segundo o Amigos da Terra. Como se não bastasse, 100 gramas desse produto têm as mesmas calorias que seis iogurtes naturais sem adoçante.
Marshmallow: Um pacote com 100 gramas desses doces contém 333 quilocalorias e 80 gramas de hidratos de carbono, dos quais 68 gramas são açúcares. Segundo as nutricionistas, comer 4 saudáveis e gostosas maçãs, por exemplo, equivale, em calorias, a 100 gramas de doces de marshmallow. “Mas as maçãs fornecem fibras (e, portanto, saciedade), nos obrigam a mastigar (o que irá saciar nossa fome e baixar nosso estresse) e nos fornecem vitaminas e minerais. Os marshmallows, por outro lado, só nos fornecem calorias no formato de açúcares adicionados, que são os que devem ser reduzidos”.
Balas de alcaçuz: Um pacote de balas de alcaçuz de 100 gramas contém 323 quilocalorias e 71,5 gramas de hidratos de carbono dos quais 65,2 são açúcares. “Nosso conselho é evitar o máximo possível esses alimentos supérfluos sem nenhum tipo de contribuição nutricional interessante, que devem ser reservados para determinadas festas e pouco mais”, afirma Colomer. Como, provavelmente, você irá exagerar um pouco durante as festas, simplesmente lembre-se que nos próximos dias deverá tomar mais cuidado com a alimentação. Dito isso, feliz Halloween!