_
_
_
_
_

Trump contra Clinton: guia para entender o último debate presidencial dos EUA

Estas são os pontos centrais do último debate entre Hillary Clinton e Donald Trump

Trump e Clinton no debate anterior
Trump e Clinton no debate anteriorGary He (EFE)

A três semanas das eleições presidenciais dos Estados Unidos, os candidatos Donald Trump (partido Republicano) e Hillary Clinton (partido Democrata) se enfrentam pela última vez em um debate na noite desta quarta-feira, 19 de outubro, na Universidade de Nevada, em Las Vegas. O debate é o último grande encontro entre os adversários na corrida pela Casa Branca antes do dia 8 de novembro, quando os norte-americanos escolhem o sucessor do presidente Barack Obama. Abaixo, um guia para entender o último debate presidencial dos EUA:

A que horas e onde será realizado o debate?

Mais informações
Acusações de agressão sexual desestabilizam campanha de Donald Trump
Debate presidencial nos EUA | AO VIVO
Trump declara a guerra ao Partido Republicano
Mensagens de Clinton vazadas revelam supostas contradições em sua campanha

O horário para o início do debate desta quarta-feira está marcado para as 21h hora local (23h, no horário de em Brasília), na Universidade de Nevada, na cidade de Las Vegas (Nevada).

Onde será possível assistir?

Para quem quiser assistir online e ao vivo, o debate será transmitido em streaming em tempo real pelo EL PAÍS Brasil, e será televisionado pelas principais redes dos EUA, como ABC, CBS, CNN, FOX e NBC. O Youtube também emite o sinal de streaming do evento.

Quem vai participar?

Os dois participantes são a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, os candidatos à presidência nas eleições de 8 de novembro. Foi estabelecido um apoio de 15% nas pesquisas como mínimo para participar nos debates. Portanto, nem o candidato libertário, Gary Johnson, nem a ecologista Jill Stein estarão presentes.

Quem é o moderador?

O moderador do terceiro e último debate será Chris Wallace, apresentador do programa Fox News Sunday que pertence à rede conservadora Fox News. Com quase 30 anos de experiência no mundo da televisão, Wallace cobriu de perto as eleições de 2012, nas quais entrevistou todos os candidatos das primárias do Partido Republicano e o indicado Mitt Romney. Wallace entrevistou o presidente Barack Obama em quatro ocasiões e também o ex-presidente Bill Clinton. É conhecido por suas perguntas incisivas e sua agressividade no interrogatório tanto para democratas quanto republicanos. Recebeu três prêmios Emmy em sua carreira.

Qual será a estrutura?

O debate será transmitido ao vivo pelo EL PAÍS Brasil

O debate será dividido em seis seções de 15 minutos cada. Cada parte vai tratar de um tema diferente, todos eleitos pelo moderador. Os segmentos vão começar com uma pergunta de Wallace, que cada candidato poderá responder por um período de dois minutos. Clinton e Trump também poderão responder aos comentários do outro candidato, depois que os dois tiverem falado. Se houver tempo, o moderador pode aprofundar o assunto com novas perguntas ou comentários.

Quais serão os temas abordados?

Os seis temas selecionados pelo moderador para o debate são: a imigração, a dívida pública, o Supremo Tribunal, a economia, a política externa e a capacidade de cada candidato de ser presidente.

Como chegam Trump e Clinton nas pesquisas?

Clinton continua aumentando sua vantagem sobre Trump, mas ela ainda é apertada. De acordo com a média das pesquisas de Real Clear Politics, Clinton está 7 pontos percentuais à frente de Trump. Em agosto, a distância chegou a ser de quase oito pontos. Desde a realização do primeiro debate presidencial, Clinton subiu quase 3% nas pesquisas em comparação com Trump.

Quem é o público?

O público será formado exclusivamente por estudantes da Universidade de Nevada em Las Vegas. Ao contrário de outros debates, nem professores nem ex-alunos puderam concorrer a entradas. Aqueles que estarão, como tem acontecido em todos os encontros, serão os parentes do candidato e seus assessores mais próximos.

Quem organiza os debates?

Os debates são organizados pela Comissão de Debates Presidenciais, uma organização que organizou todos os debates presidenciais norte-americanos desde 1988.

Quanto debates mais debates serão realizados?

Este é o terceiro e último debate para as eleições presidenciais de 2016. Os dois primeiros debates presidenciais aconteceram em 26 de setembro e 9 de outubro. O encontro entre os candidatos a vice foi em 4 de outubro.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_