_
_
_
_

Luis Suárez manda na América

Atacante do Barça se converte no máximo goleador das eliminatórias sul-americanas (19) junto a Crespo

Juan I. Irigoyen
Suárez antes de fazer o gol contra a Colômbia.
Suárez antes de fazer o gol contra a Colômbia.Fernando Vergara (AP)

Luis Suárez é o dono do gol no Uruguai; e agora também na América. O atacante do Barcelona, maior goleador da história da Celeste (fez 47 ante 36 de Diego Forlán, em segundo lugar), passou a ser o maior artilheiro das eliminatórias sul-americanas, ao lado do argentino Hernán Crespo, depois de seu golaço contra a Colômbia, no empate em 2-2 com o Uruguai. “Eu só tinha aquele espaçozinho... Chutei forte e, por sorte, a bola entrou”, disse Suárez, ao lembrar como foi o gol contra os colombianos.

O jogador chegou aos 19 gols em 41 jogos, enquanto Crespo obteve a mesma marca em 33 partidas. A lista dos cinco maiores se completa com Marcelo Salas (Chile, 18), Iván Zamorano (Chile, 17) e Lionel Messi (Argentina, 16).

Argentina perde para o Paraguai e está na repescagem

A Argentina perdeu contra o Paraguai no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, graças a um histórico gol de Derlis Gonzáles, e fica classificada na quinta posição, na zona de repescagem, depois de dez jogos disputados na classificação para a Copa do Mundo da Rússia 2018. A Albiceleste não joga uma partida de repescagem desde 1993, quando jogaram contra a Austrália para buscar a classificação à Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos.

A perda do pênalti de Kun Agüero conndenou os argentinos, que não têm um calendário fácil. Vão jogar no Brasil, Uruguai, Bolívia e Equador e receber em casa a Colômbia, Chile, Venezuela e Peru. O próximo jogo será contra o líder, Brasil, no dia 10 de novembro.

O Uruguai se rende a Luis Suárez, seu jogador-franquia, que colocou a Celeste de volta à vitrina do futebol mundial. Desde a estreia do 9 do Barcelona com a sua seleção, em 2007, a equipe do técnico Tabárez deixou de sofrer nas eliminatórias (o Uruguai não se classificou para as Copas dos Estados Unidos, França e Alemanha; e só participou na Coreia e no Japão graças à repescagem) e a Celeste voltou a erguer o troféu da Copa América na Argentina, em 2011, após 16 anos de jejum.

Depois de deixar o Uruguai no segundo lugar nas eliminatórias para a Copa da Rússia 2018 (somando 20 pontos, a apenas um do líder, que é o Brasil), Luis Suárez retorna a Barcelona, onde terá uma agenda apertada. O time de Luis Enrique receberá em uma semana o Deportivo e o Valencia pelo Campeonato Espanhol e o Manchester City pela Champions League.

Depois do confronto com a Colômbia, o centroavante de Salto mostrou alguns sinais de dor que ele próprio cuidou de minimizar. “É só cansaço”, explicou Suárez: “são muitos jogos, viagens... Mas nada disso importa. O que me interessa é estar na seleção e poder ajudar”. Suárez, em princípio, deve retornar nesta quinta-feira a Barcelona, onde se reencontrará com Messi, Neymar e os demais atletas de Luis Enrique, apenas um dia antes de participar da oitava rodada do Espanhol contra o Deportivo.

Neymar, que levou um cartão amarelo no jogo contra a Bolívia e por isso não atuou na última terça-feira contra a Venezuela, chegará à partida descansado, depois de alguns dias de folga. Enquanto isso, Messi se incorporou aos treinos ontem junto com os demais jogadores na Ciudad Deportiva Joan Gamper, começando a deixar para trás a lesão no adutor da perna direita que sofreu no último dia 21 de setembro contra o Atlético de Madrid.

Embora o Barça não planeje acelerar a recuperação do argentino pensando na visita do City da próxima quarta-feira, é provável que Luis Enrique conte com Messi por alguns minutos contra o Deportivo. Outro atleta que fez exercícios junto com o grupo foi Umtiti, que se recuperou da distensão do ligamento lateral do joelho esquerdo. O problema, para Luis Enrique, no jogo desta sexta-feira é como cobrir a ausência de Sergio Roberto, lesionado, na lateral direita.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_