Produtora de ‘Star Wars’ é multada em 1,7 milhão de euros por acidente de Harrison Ford
O ator sofreu lesões numa perna devido ao fechamento repentino de uma porta durante as gravações
A produtora britânica do filme Star Wars: O Despertar da Força foi multada em 1,7 milhão de euros (5,9 milhões de reais) por não proteger os atores e os funcionários, após um acidente em que Harrison Ford quebrou a perna, segundo a BBC. A Foodles Production, filial da Disney com sede em Londres, havia admitido duas infrações às normas de saúde e segurança.
A sentença foi emitida por um tribunal de Aylesbury, no sul da Inglaterra. Harrison Ford, que interpreta Han Solo no filme, teve um lesão na perna quando ficou preso pelo fechamento de uma porta durante a gravação em junho de 2014 no estúdio Pinewood, perto de Londres.
A força do sistema de acionamento da porta era comparável ao peso de um carro pequeno, segundo a Agência de Saúde e Segurança da Grã-Bretanha. “Foi um incidente previsível”, disse em nota um porta-voz da agência. “A gestão de riscos de forma sensata no set de filmagem, proporcionada a todos os atores e funcionários independentemente de seu status, é vital para proteger o talento tanto na tela como fora dela, como também para proteger a reputação da indústria.”
Ford, que tinha 71 anos quando sofreu o acidente, foi levado a um hospital de Oxford e posteriormente operado. No julgamento, a acusação afirmou que a falha no funcionamento da porta poderia ter provocado a morte do ator. “Isso não aconteceu porque foi ativado um mecanismo de parada de emergência”, disse o promotor Andrew Marshall, lembrando, no entanto, que o acidente “poderia ter sido evitado”.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.