Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

A imagem de Harrison Ford quando era marceneiro

O músico Sergio Mendes, amigo do ator, divulga no Facebook uma fotografia de 1970 com ele

Nenhum brasileiro vendeu tantos discos nos Estados Unidos quanto Sergio Mendes. Seu primeiro LP à frente da Brasil’66 foi um sucesso total: com Mas que nada, cantada em português, subiu aos primeiros lugares das paradas. O cantor combinava grandes canções em inglês, ritmos brasileiros suavizados e duas sugestivas vozes femininas: Lani Hall e Janis Hansen (pouco depois, Karen Philipp). Mas a verdade é que este músico está hoje na boca de todo mundo graças a uma fotografia de 1970 que postou em seu perfil de Facebook particular na qual aparece com Harrison Ford, seu marceneiro... e, além disso, amigo.

Harrison Ford, de carpintero hace 45 años
Fotografia postada no Facebook por Sergio Mendes, com Harrison Ford à direita.

“A Força desperta! Antes de Han Solo, houve um grande marceneiro chamado Harrison Ford. Aqui está ele, com sua equipe, no dia em que terminaram de construir meu estúdio de gravação por volta de 1970... Obrigado, Harrison... a força deve estar com você”, diz Mendes em sua conta pessoal da rede social. Naquele momento o ator de filmes como Guerra nas Estrelas, Indiana Jones e Blade Runner tinha 28 anos.

Naquela época, o músico tinha decidido instalar um estúdio de gravação na garagem de sua casa, em Encino, distrito de Los Angeles. Durante os seis meses que durou a obra, Mendes e o marceneiro que lhe fora recomendado fizeram amizade. E continuaram se encontrando de vez em quando. Claro que algumas coisas mudaram. O estúdio foi destruído pelo terremoto de 17 de janeiro de 1994. E o jovem marceneiro, que queria ser ator e chegou à casa de Mendes com o cabelo bem comprido, barba e calça vermelha, finalmente realizou seu sonho de trabalhar no cinema. E até se tornou um grande nome em Hollywood.

A fotografia foi tirada sete anos antes do lançamento do primeiro filme da saga Star Wars (1977). Passaram-se 45 anos desde então. Harrison Ford, que aparece na imagem sorridente e fazendo o símbolo da vitória, pouco depois largou sua carreira de marceneiro para se tornar um ator com grandes produções cinematográficas no currículo. E a verdade é que a imagem não poderia ter vindo a público em melhor momento, quando a força acompanha de novo o ator, como lhe deseja Mendes, em seu mais recente sucesso de bilheteria com o episódio VII de Star Wars.