A mobilização de última hora contra a PEC 241, que limita os gastos públicos

Em São Paulo, estudantes ocuparam gabinete da Presidência e a #PecDoFimDoMundo foi tendência no Twitter

Manifestantes nas galerias em Brasília.
Manifestantes nas galerias em Brasília.Lula Marques / AGPT

A PEC 241, Proposta de Emenda à Constituição que limita os gastos públicos do Governo pelos próximos 20 anos, seguiu de forma quase relâmpago pelos trâmites do Congresso Nacional. Fora dele, também enfrentou pouca resistência. Apenas protestos pontuais foram registrados nas ruas e nas redes sociais, até o momento.

No plenário, um pequeno grupo apitava e gritava contra o Governo de Michel Temer das galerias. Alguns pediam "greve geral".

Parlamentares oposicionistas também protestaram em suas falas, mas viram cartazes favoráveis à PEC serem levantados.

Em São Paulo, dezenas de estudantes ocuparam o prédio da Presidência da República, em São Paulo, contra os efeitos que a proposta pode trazer para a educação pública. O protesto foi organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e outras entidades estudantis regionais.

Estudantes ocupam nesse momento a Presidência da República, em SP, até que a PEC 241, que congela investimentos públicos na educação por 20 anos, seja revogada. O grupo, formado pelas entidades estudantis UNE, UBES, UEE-SP e UPES, além de estudantes autônomos , se encontra no terceiro andar do prédio da presidência, que fica na Av. Paulista em frente a entrada do metro consolação. Ao chegar na porta de entrada do escritório, a surpresa: Brasil, Pátria educadora. Fotos e reportagem: Mídia NINJA

Gepostet von Mídia Ninja am Montag, 10. Oktober 2016

Eles entraram no local por volta das 17h e permaneciam no local, vigiados pela Polícia Militar.

Nas redes sociais, um tuitaço com a hashtag #PECdoFimDoMundo colocou o tema entre os Trending Topics do Brasil.

A ex-presidenta Dilma Rousseff, que sofreu um impeachment há pouco mais de um mês, também se pronunciou contrariamente ao projeto, divulgando um site sobre o tema e uma petição, que até às 20h45 desta segunda havia sido assinada por 144.821 pessoas.

MOBILIZAÇÃO CONTRA O RETROCESSO Visite o site, saiba mais sobre as consequências da aprovação da PEC 241 (do teto de...

Gepostet von Dilma Rousseff am Montag, 10. Oktober 2016

Depois da aprovação da medida, atos foram convocados para os próximos dias. O primeiro deles, da Frente Povo Sem Medo, ligada a movimentos sociais, acontece nesta terça, às 18h.

Mais informações