_
_
_
_
_

Saiba onde votar nas eleições 2016 e qual é a documentação necessária

Primeiro turno do pleito acontece neste domingo em 5.568 cidades brasileiras

Elza Fiúza/ABr

Neste domingo, 02 de setembro, acontece o primeiro turno das eleições municipais e 5.568 cidades brasileiras escolherão seus novos prefeitos e vereadores. Quem não sabe onde votar e qual a documentação necessária, basta acessar o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e por meio de seu nome, sua data de nascimento e o nome da sua mãe, o eleitor tem acesso a todas as informações necessárias para o voto. O segundo turno acontece somente em municípios com mais de 200 mil habitantes, no dia 30 de outubro. Acompanhe a apuração das eleições municipais de 2016.

Mais informações
Candidatos das ‘bancadas da bala’ exploram discurso do medo e miram prefeituras
Resultado das eleições municipais 2016
Eleições 2016: as imagens do 1º turno pelo Brasil
Vencedores das eleições 2016 e quem disputa o segundo turno nas capitais

O horário da votação será das 8h às 17h (horário local). Em caso de fila, às 17h serão fornecidas senhas. Quanto à documentação, basta que o eleitor compareça ao local levando seu título eleitoral ou apenas um documento oficial com foto.

Nesta semana o TSE disponibilizou o aplicativo gratuito “Onde votar”, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, que pode ser baixado na App Store da Apple e Android e informa zona e seção de votação. Pra quem estiver fora de seu domicílio eleitoral, o aplicativo também indica ao usuário quais são os postos e as formas de justificar sua ausência no domingo 02 de setembro. Isto dispensaria a apresentação de qualquer outro documento ao juiz eleitoral em momento posterior. O eleitor que não votar e não justificar, ficará sujeito a multa de aproximadamente R$ 3,00 que pode ser multiplicada até por dez vezes. Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas, tem o título de eleitor suspenso ficando impossibilitado, entre outras coisas, de prestar concurso público ou de obter passaporte.

Todas as informações sobre o que pode e não pode no dia da eleição podem ser consultadas no Guia do Eleitor de 2016.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_