_
_
_
_

Marcelo Freixo cresce e aparece em segundo, atrás de Crivella no Rio

Última pesquisa do Datafolha coloca o candidato do PSOL ocupando o segundo lugar pela primeira vez

María Martín
Marcelo Freixo e sua vice, Luciana Boiteux, no último dia 15 no Rio de Janeiro. Facebook
Marcelo Freixo e sua vice, Luciana Boiteux, no último dia 15 no Rio de Janeiro. Facebook
Mais informações
Leia nossa cobertura sobre as eleições municipais
A versão suavizada de Marcelo Crivella decola no Rio com a crise do PMDB carioca
PSOL ocupa vácuo do PT e pode chegar ao segundo turno em ao menos três capitais
A campanha de “matar quem atrapalha” nas eleições municipais do Rio

A última pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha à véspera da eleição municipal de domingo confirma a Marcelo Crivella (PRB) como líder isolado a caminho do segundo turno. O bispo licenciado da Igreja Universal, sofreu uma queda de quatro pontos percentuais, mas tem 32% das intenções de voto, seguido por Marcelo Freixo (PSOL) com 16%, que subiu três pontos percentuais em comparação com a pesquisa do início da semana e, pela primeira vez, descola-se do resto de aspirantes ao turno final.

Pedro Paulo (PMDB) oscilou dois pontos percentuais e situa-se hoje com 12% das intenções de voto. No limite da margem de erro, há um empate técnico entre Pedro Paulo e Freixo mas, de acordo com o instituto, o candidato do PSOL tem mais probabilidade de estar na frente.

Índio da Costa (PSD) subiu na intenção de voto nesta última semana e foi de 7% para 11%. O deputado estadual Carlos Osorio (PSDB) passou de 7% a 10%, enquanto Jandira Feghali (PCdoB) e Flavio Bolsonaro (PSC) recuaram dois pontos e ficaram com 7% e 8% respetivamente.

A pesquisa, realizada na sexta-feira e no sábado com 2.159 entrevistados, contempla apenas o resultado dos votos válidos e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos (a mais precisa até hoje). As entrevistas foram feitas depois do último debate realizado na quinta-feira na TV Globo. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados assistiram ao programa (21% na sua totalidade e 33% apenas uma parte). O debate foi marcado pela troca de farpas entre Pedro Paulo e Freixo, os dois candidatos com maiores chances de chegar no segundo turno, mas também pelos ataques a Crivella, pela sua proximidade com a Igreja Universal. Foram recorrentes também as criticas de quase todos os candidatos à gestão do PMDB de Pedro Paulo, que hoje governa o país, o Estado e a cidade do Rio.

Nas simulações de segundo turno, a pesquisa aponta que Crivella perdeu fôlego para bater seus rivais, um reflexo do aumento da rejeição que o candidato vem provocando na última semana. No último levantamento, a vantagem contra Freixo era de 22 pontos percentuais. Hoje é de apenas 5 — 42% para Crivella e 37% para o deputado estadual do PSOL.

Índio da Costa aparece como o candidato com mais possibilidades de vencer Crivella num segundo turno, com 38% dos votos contra 41%, um empate técnico. No cenário de um segundo turno de Crivella contra Pedro Paulo, o bispo licenciado ganharia por 47% dos votos contra 25%. Uma diferença de 22 pontos percentuais, algo menos dos 25 pontos registrados no início da semana.

Crivella é hoje o candidato mais rejeitado, com 31% dos eleitores que não votariam nele –no começo da semana esse índice era 25%. Pedro Paulo aparece em segundo lugar com 27%, em empate técnico com Jandira, com 24%. Freixo registra uma rejeição de 12%.

Ibope confirma vantagem de Freixo

A pesquisa do Ibope, divulgada neste sábado pouco depois dos resultados do Datafolha, coloca Marcello Crivella com 38% dos votos válidos. Em segundo lugar aparece Freixo, com 14%, e Pedro Paulo, com 11%. A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, pelo que, de novo, os candidatos do PSOL e do PMDB estão tecnicamente empatados. Também empatados no segundo lugar aparecem Flávio Bolsonaro (PSC) e Índio da Costa (PSD), com 10% da intenção de voto. Já Jandira (PCdoB) tem 7% e Osorio (PSDB), 6%. O deputado federal Alessandro Molon, da Rede Sustentabilidade, aparece com apenas 2% dos votos.

Se considerados os votos totais, incluídos os votos brancos e nulos, Crivella tem 31% da intenção de voto, Freixo 12% e Pedro Paulo aparece com 9%. Bolsonaro e Indio teriam 8% e Jandira e Osorio, 5%. Os votos em brancos e nulos somaram 14%, e 5% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram.

Nas simulações do segundo turno considerando os votos totais, Crivella venceria as eleições com 47% dos votos contra Freixo, que alcançaria 25%. Índio da Costa continua sendo o candidato com mais vantagem frente a Crivella num segundo turno, com 27% dos votos contra 45% do nome do PRB. Se o rival no segundo turno fosse Pedro Paulo, este conseguiria 21% contra 49% de Crivella. O mesmo cenário se repetiria se a adversária de Crivella fosse Jandira. Num segundo turno entre Crivella e Bolsonaro, este último conseguiria 21% dos votos frente a 48%.

Nesta pesquisa, realizada entre o dia 29 e hoje, o Ibope questionou os 1.204 entrevistados sobre em quais candidatos nunca votariam, podendo mencionar vários deles na resposta. Pedro Paulo soma o maior percentual de rejeição (41%), seguido de Jandira (39%), Crivella (29%) e Bolsonaro (28%). Marcelo Freixo aparece com 20%.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_