_
_
_
_
_

O Brasil pode enfrentar a crise econômica sem devastar a natureza

Banco Mundial afirma: país é capaz de se tornar modelo se conseguir ganhar eficiência na agricultura

Campos de cultivo em Mato Grosso, Brasil.
Campos de cultivo em Mato Grosso, Brasil.World Forest Ecosystems/GRID

Nos últimos 10 anos, o Brasil baixou pela metade as emissões de gases causadores do efeito estufa (foi a única grande economia global a fazê-lo), reduziu o desmatamento na Amazônia em 82%, iniciou diversos programas para recuperar florestas, criou regulações importantes para o uso da terra, como o Código Florestal, e ainda liderou as discussões globais sobre clima e meio-ambiente.

Como fez isso?

Mais informações
Fim do desmatamento não salvará a floresta amazônica
Dia da Terra 2016
Aquecimento global e emissão de gases do efeito estufa alcançam níveis recordes
Formação de lagos azuis na Antártida preocupa cientistas
"Temer vai tocar uma agenda antiambiental pesada"
Oceanos estão enfrentando uma extinção em massa sem precedentes

“Os avanços são resultado de um trabalho concertado desde a Rio-92 por parte de todos os níveis do Governo brasileiro”, comenta Gregor Wolf, líder do programa de desenvolvimento sustentável do Banco Mundial no Brasil.

O esforço inclui, por exemplo, políticas públicas para aumentar o número de áreas protegidas, melhorar a fiscalização (com o uso de satélites, por exemplo) e criar incentivos econômicos para que as comunidades explorem as florestas de modo sustentável. Uma dessas políticas públicas foi o Plano de Ação para a Prevenção e o Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), lançado em 2004.

Também fez parte desse trabalho a criação e o fortalecimento de algumas instituições, como o Serviço Florestal Brasileiro (criado em 2006) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), fundado no ano seguinte. A primeira delas tem a responsabilidade de gerenciar as florestas brasileiras; a segunda administra as unidades de conservação instituídas pela União.

Essas e outras conquistas são reconhecidos e discutidos um estudo de diagnóstico realizado pelo Banco Mundial. O documento aponta diversas políticas do país como fundamentais para a construção de um modelo de desenvolvimento verde para o planeta.

Comunidades locais

Outra iniciativa importante para os bons resultados do país foi o Programa de Áreas Protegidas na Amazônia (ARPA), que expandiu consideravelmente as áreas protegidas de florestas do país.

Atualmente o programa financia 114 áreas federais e estaduais (entre áreas de uso restrito e sustentável), que cobrem 58,3 milhões de hectares, sempre incluindo as comunidades locais nos processos de gestão e conservação destas áreas.

O programa também implementou um sistema de monitoramento da biodiversidade em áreas selecionadas, envolvendo diretamente as populações locais na coleta de dados e utilizando metodologias inovadoras de registro remoto.

O sucesso das políticas voltadas à Amazônia impulsionou novas iniciativas de conservação e restauração nos demais biomas brasileiros. Para protegê-los, o documento ainda aponta para a necessidade não só de implementar a legislação e as políticas públicas vigentes – como o Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) –, mas também melhorar a capacidade de fiscalização e as tecnologias de monitoramento.

Ameaça econômica

Outro alerta feito pelo estudo do Banco Mundial: a recente desvalorização do real, associada à baixa dos preços das matérias-primas (fenômeno que impacta a economia de toda a América Latina), ameaça aumentar novamente o desmatamento e a expansão desordenada das terras para agricultura e pasto.

“A alta do dólar aumenta a rentabilidade dos agronegócios para exportação, fazendo com que os fazendeiros se sintam incentivados a abrir novas áreas de florestas para cultivar mais”, explica Gregor Wolf.

Segundo o estudo, a desaceleração econômica do Brasil “traz o risco de reduzir os incentivos para fiscalizar, acompanhar e implementar adequadamente as políticas de conservação, sob o pretexto de criar empregos”.

Agricultura inteligente

O relatório ainda destaca o papel da agricultura climaticamente inteligente, que busca reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa, tornar os cultivos mais resistentes às mudanças climáticas e ao mesmo tempo aumentar a produtividade de forma sustentável.

O Brasil avançou nessa área ao investir em pesquisa e tecnologia nas últimas décadas, mas ainda pode fazer mais, segundo o estudo: “As diferenças de produtividade entre as fazendas, assim como entre diferentes regiões do país, continuam grandes, levando a uma situação em que mais terra é convertida em lavoura para compensar o baixo rendimento”.

De acordo com o estudo, o país pode ser exemplo para o mundo se vencer o desafio de conciliar aumento de eficiência na produção agrícola e proteção da natureza. Desse modo, incorporará a defesa dos recursos naturais à estratégia de produção e crescimento econômico do país.

A importância de aumentar a produção sem devastar mais terras vale tanto para a agricultura de grande escala quanto para a familiar, que ocupa 25% das terras agrícolas do país, mas responde por mais de 80% das propriedades rurais e 75% da força de trabalho no campo.

Para os pequenos agricultores alcançarem esse objetivo, será fundamental oferecer a eles, entre outros, cada vez mais acesso a tecnologia, o que pode dar início a uma nova fase de avanços tão importantes quanto os registrados no Brasil nos últimos 10 anos.

Mariana Kaipper Ceratti é produtora online do Banco Mundial no Brasil.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_