_
_
_
_
_

Formação de lagos azuis na Antártida preocupa cientistas

Um fenômeno semelhante se encontra por trás do degelo inédito da Groenlândia

Imagens de satélite de lagos azuis sobre a geleira Langhovde.
Imagens de satélite de lagos azuis sobre a geleira Langhovde.Digital Globe

A sulista Antártida tem sido há vários anos o refúgio daqueles que negam a existência da mudança climática. A quantidade de gelo que cerca o continente aumenta, ao contrário do nortista Ártico, no outro polo, que se derrete. Há mais gelo do que nunca cercando a Antártida, costumam repetir os negacionistas. Isso, porém, é uma meia-verdade. No seu conjunto, a Antártida está perdendo gelo. E se o gelo marinho que a cerca cresce, é por causa da topografia do continente e da forma do fundo do mar, fatores que influenciam nos ventos e nas correntes, alimentando um microcosmos particular, segundo a NASA, no contexto de um indiscutível aquecimento global. O ano de 2015 foi o mais quente desde que os registros começaram a ser feitos, em 1880.

Mais informações
Aquecimento global e emissão de gases do efeito estufa alcançam níveis recordes
Elevação no nível do mar traga várias ilhas do Pacífico
As maiores árvores do planeta estão desaparecendo
Desastres que não são tão naturais

Um novo estudo na geleira Langhovde, na Antártida Oriental, fornece mais munição contra os negacionistas. Uma equipe capitaneada pelo glaciologista Stewart Jamieson observou ali a formação de quase 8.000 lagos a partir de gelo derretido durante os verões do período 2000-2013. As imagens de satélite mostram essa parcela do continente marcada por enormes manchas azuis. “Sabe-se que os lagos supraglaciais influenciam no derretimento da camada de gelo da Groenlândia e, potencialmente, causam a desintegração da plataforma de gelo da península Antártica [na Antártida Ocidental]”, informam os autores em seu estudo, publicado na revista especializada Geophysical Research Letters.

Jamieson, da Universidade de Durham (Reino Unido), e seus colegas assinalam que, aparentemente, a água dos novos lagos se infiltra no interior da geleira, fragilizando-a e facilitando a sua ruptura. Em 2002, o fenômeno semelhante a esse provocou o descolamento de um bloco gigantesco de gelo de 3.250 quilômetros quadrados, a chamada plataforma Larsen B, na península Antártica (um país como Luxemburgo, por exemplo, tem uma área de 2.500 quilômetros quadrados). Essa faixa de terra, que aponta para a América do Sul, registrou historicamente, e à margem do restante da Antártida, alguns dos maiores aumentos de temperatura registrados no hemisfério sul.

É a primeira vez que esse fenômeno dos lagos azuis é detectado na Antártida Oriental, a maior massa de gelo do planeta. “Durante muito tempo, as pessoas acreditavam que essa parte do continente era relativamente estável, que não havia muitas mudanças, que ela é fria demais. Só muito recentemente é que foram identificados os primeiros lagos supraglaciais na região”, explicou Jamieson ao The Washington Post.

O ano 2015 foi o mais quente desde que começaram os registros, em 1880

O jornal norte-americano detalha o motivo da preocupação. Em 2012, a NASA anunciou a ocorrência de um degelo da superfície da Groenlândia sem precedentes nos últimos 150 anos. E os indícios sugerem que esse derretimento tem sido provocado pela formação de lagos supraglaciais. Essas massas de água, formadas no verão pelas temperaturas elevadas, podem se infiltrar e formar rios sob o gelo, facilitando o degelo. Além disso, ao chegar ao mar a água doce pode gerar na água salgada redemoinhos que facilitam a erosão na parte frontal das geleiras.

“O tamanho desses lagos [na Antártida Oriental] ainda não é grande o bastante, mas, se o aquecimento global continuar, só podemos esperar, no futuro, que o tamanho e a quantidade de lagos aumentem”, adverte Jamieson. Em 2007, os cientistas da ONU lançaram um alerta segundo o qual bastaria um degelo parcial da superfície da Groenlândia e do Antártico ocidental para provocar, em alguns séculos, um aumento de quatro a seis metros do nível do mar, inundando inúmeras cidades litorâneas. E a Antártida Oriental é a maior massa de gelo do planeta.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_