João Bico, candidato do PSDC à Prefeitura de SP: “Vou acabar com os radares ‘pegadinha’ de velocidade”
Entrevistas ao vivo com os candidatos da capital paulista acontecem até o dia 23 de setembro
João Bico de Souza, candidato do PSDC à Prefeitura de São Paulo, participou nesta sexta-feira da série de sabatinas que o EL PAÍS Brasil e a EBC realizam com os candidatos a prefeito da capital paulista pelas eleições municipais 2016 até o dia 23.
Aos 49 anos, é a primeira vez que o empresário paulistano do setor de iluminação pública concorre ao cargo — é o atual vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo). Entretanto, essa não é sua estreia na política: em 2014, tentou se eleger deputado estadual pelo PSD, quando obteve pouco mais de 6.500 votos e não foi eleito. No ano seguinte, mudou-se para o PSDC, que em 2016 o anunciou como o substituto do ex-deputado José Maria Eymael, eterno candidato do partido. A despeito do que se possa pensar, Bico é sobrenome, não apelido: vem a origem espanhola de parte da família, oriunda de Granada.
Durante os 30 minutos em que foi entrevistado, o candidato disse ter decidido filiar-se ao partido por considerá-lo "livre de corrupção", embora seja um partido pequeno, o que não lhe garante muito tempo de propaganda eleitoral na rádio e TV. Também apresentou algumas de suas propostas para a cidade. Na área da mobilidade, Bico diz que pretende rever a redução da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, limitando a 50 km/h, 60 km/h e 70 km/h nas pistas locais, centrais e expressas. Também disse que pretende "acabar com os radares pegadinha". "Não consigo entender como São Paulo investe mais em compra de radares de multa que em segurança pública", afirmou.
O candidato também afirmou que é a favor das ciclofaixas de lazer aos domingos e de manter a avenida Paulista fechada para carros neste dia, mas criticou as ciclovias. Ele argumenta que estabelecimentos comerciais foram afetados pelas ciclofaixas, e muitos foram fechados. Questionado se é a favor de realizar plebiscitos para perguntar sobre medidas para a cidade, diz que sim para alguns casos. No caso do Minhocão —se é a favor de transformá-lo em um parque municipal, por exemplo,— diz que tem definido o que quer fazer: "Construir um túnel sobre o minhocão e depois derrubá-lo".
As entrevistas com os candidatos são transmitidas ao vivo pelo site do EL PAÍS Brasil e em edição especial do Repórter SP, às 12h30 (de 8 a 16 de setembro) e ao meio-dia (de 19 a 23 de setembro) na TV Brasil, e poderão ser acompanhadas pelo portal EBC. Nesta quinta-feira, a entrevistada foi a deputada federal Luiza Erundina (PSOL). A próxima entrevista é na terça-feira, dia 13, às 12h30, com o candidato Ricardo Young, da REDE.
Veja a entrevista completa com João Bico:
Entrevista com João Bico, candidato do PSDC à Pref...EL PAÍS e EBC entrevistam ao vivo os candidatos a prefeito da capital paulista pelas eleições municipais 2016
Posted by EL PAÍS Brasil on Friday, September 9, 2016
Clique no ícone de volume para aumentar o som.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.